fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 01:09 Sem categoria

28 de abril – Dia em memória das vítimas de acidentes de trabalho

Dia em memória das vítimas de acidentes de trabalho

Em 28 de abril de 1969, no Estado da Virgínia nos EUA, ocorreu uma explosão em uma mina matando 78 mineiros. Em 2003 a OIT – Organização Internacional do Trabalho adotou este dia como data oficial de
Segurança e Saúde nos Locais de Trabalho.

No Brasil, dados do INSS apontam que entre 2005 e 2006 houve um aumento de 5,6% no total de acidentes. Na América latina, o Banco Interamericano de Desenvolvimento desenvolveu estudos apontando que 250 pessoas morrem por dia em acidente de trabalho.

A Norma Regulamentadora número 18 define as diretrizes que as empresas devem adotar para evitar acidentes. Quem deve fazer a fiscalização são os cipeiros, por isso é muito importante que os mesmos sejam eleitos em processos democráticos e transparentes, respeitando a autonomia e isenção.

Sempre que houver problemas que possam afetar a saúde do trabalhador, como reformas, móveis inadequados, temperatura do ar condicionado incompatível, métodos organizacionais defasados ou autoritários o sindicato deve ser avisado para poder acionar a fiscalização do Ministério do Trabalho.

Nesta semana nosso sindicato retomou a campanha PARE! Dê um tempo para sua saúde. Esta campanha já aconteceu no HSBC e em agências de vários bancos. Agora é a vez do BRADESCO.

A campanha esclarece a categoria sobre a importância de medidas preventivas, como postura e móveis adequados no local de trabalho, bem como a adoção de hábitos de exercícios físicos e alongamento para a qualidade de vida.

Vamos aproveitar esta data para refletir sobre a importância da saúde, nosso ambiente de trabalho e até que ponto nossos hábitos, como tabagismo e sedentarismo, podem comprometer nossa qualidade de vida. Que postura devemos ter para superar estes problemas e garantir um futuro melhor? Um pouco de força de vontade e quinze minutos diários podem fazer toda a diferença!

Por Ademir Vidolin, trabalhador bancário no Bradesco e que é secretário de Saúde, Meio Ambiente e Condições de Trabalho do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região.

ARTIGO COLHIDO NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close