fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:19 Sem categoria

CUT-PR promove Primeiro de Maio Internacional para celebrar a integração e a emancipação latino-americana

Foz do Iguaçu sedia 1º de Maio Internacional da CUT-PR. Integração e emancipação latino-americana são as bandeiras de luta.

Pela terceira vez a CUT-Paraná, com participação das Centrais Sindicais do Cone Sul, realizará as atividades do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, em Foz do Iguaçu. A escolha se deve pelo fato da cidade estar localizada na região da tríplice fronteira, o que reforça a histórica reivindicação da classe trabalhadora por uma América Latina solidária e integrada, além de possibilitar a participação de delegações internacionais.

Neste ano a temática do 1º de Maio será “A Integração e a Emancipação Latino-Americana Correm em Nossas Veias”. Confira os detalhes da programação:

Seminário

Na véspera do 1º de Maio a CUT promoverá o Seminário “Mercosul: da resistência à emancipação dos trabalhadores(as)”. A atividade começa às 16h, no Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi – Av. Tancredo Neves, nº 5605, Jardim Itaipu), e contará com exposições sobre a participação da sociedade na integração latino-americana e as perspectivas para os trabalhadores do Mercosul. (Confira a programação abaixo).

Marcha

No Dia Internacional do Trabalhador as atividades começam às 07h30, com concentração das caravanas nacionais e internacionais na Ponte da Amizade. De lá, os militantes seguem em marcha até o Gramadão da Vila A, local onde acontecerão as manifestações e apresentações culturais.

Gramadão

A chegada da marcha no Gramadão vai iniciar as apresentações culturais e o ato político das Centrais Sindicais do Cone Sul. Destaque para o show da banda de rock nacional Titãs. Artistas locais também estarão se apresentando durante o evento.

Seminário: “Mercosul: da resistência à emancipação dos trabalhadores(as)”

Local: Auditório do Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi – Av. Tancredo Neves, nº 5605, Jardim Itaipu)
Data: 30/04/2007
Horário: a partir das 16h

Abertura:
– Roni Anderson Barbosa – CUT Paraná

1ª Mesa: “Participação da sociedade civil na integração latino-americana”
– Doático Santos, Assessor Especial do Governo do Estado do Paraná.
– Rafael Freire, Secretário de Política Social e Econômica da ORIT.
– Edson Dias Bicalho, Força Sindical, Brasil
– Maria Ednalva Bezerra de Lima, Comissão de Mulheres da CCSCS
– Chico Brasileiro, vereador do município de Foz do Iguaçu (PCdoB)

2ª Mesa: “Perspectivas e prioridades para os trabalhadores(as) do Mercosul”
– João Felicio – CUT Brasil
– Adolfo Aguirre – CTA Argentina
– Sergio Rossi – PIT CNT Uruguai
– Aldo Snead – CUT Paraguai

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.
=============================================

Tradicional Romaria do 1º de Maio em Curitiba

Quem não puder ir para o 1º de Maio Internacional da CUT, que novamente será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, poderá integrar a tradicional Romaria do Trabalhador, em Curitiba.

A passeata acontece na região Sul da cidade, saindo logo no início da manhã da Praça da Igreja São José das Famílias, no Parigot de Souza, e terminará na Praça ao lado do Colégio São Pedro Apóstolo, localizada na rua 1º de Maio, no Bairro Xaxim.

1º DE MAIO

“Garantir direitos é defender a vida”

Horário: 09 horas

Local: Praça da Igreja São José das Famílias – Rua Levy Buquera – Parigot de Souza

Outras atividades comemorativas ao 1º de Maio

Dia 30 de abril (segunda-feira)

20h00 – Debate com Dari Krein (ex-coordenador da Pastoral Operária, ex-assessor da CUT-Nacional e professor da UNICAMP)

Local: Ginásio da Paróquia da Vila São Pedro – Xaxim

Dia 3 de maio (quinta-feira)

19h00 – Debate com Antonio Carlos Spis (CUT-Nacional e CMS) e Marcos Ferraz (Minero, assessor parlamentar-PT), seguido do lançamento do livro “O sindicalismo equilibrista: do continuismo a novas práticas

Local: Anfi-100 da UFPR – Edifício Dom Pedro I – Centro

NOTÍCIA COLHIDA NOS SÍTIOS www.cutpr.org.br e www.cefuria.org.br.
=============================================

CUT nas ruas em defesa do desenvolvimento, da geração de emprego e distribuição de renda

“O Primeiro de Maio é um dia de reflexão. A data representa um ciclo de lutas seculares dos oprimidos contra os opressores. Muito sangue e suor vêm sendo derramados pela classe trabalhadora em todo o mundo para a conquista de direitos e de uma vida digna. Mas é um dia de confraternização também, para celebrar as conquistas e renovar nosso espírito para os ciclos de luta à nossa frente”, afirmou o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, conclamando os trabalhadores a ocuparem as ruas do país na próxima terça-feira e fazer do seu dia um novo marco na luta pelo desenvolvimento.

Na avaliação de Artur, o lema do 1º de Maio deste ano “Desenvolvimento Econômico com Distribuição de Renda, Valorização e Defesa do Meio Ambiente” dialoga com o sentimento dos brasileiros, que lutam para aprofundar as transformações no país. “Com o Programa de Aceleração do Crescimento, a nossa mobilização ganha um novo sentido, pois se o crescimento é assumido claramente como prioridade do período – e deixa a obsessão pelo controle da inflação em segundo plano -, é hora de deixarmos explícito que tipo de crescimento queremos: que gere emprego decente, com carteira assinada e com elevação da massa salarial”.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br.
=============================================

Primeiro de maio

O Dia do Trabalhador ou Dia Mundial do Trabalho é celebrado anualmente em vários países do mundo no dia 1º de maio. A data foi escolhida em congresso que marcou a fundação da Segunda Internacional, em 1889, durante o centenário da Revolução Francesa, em Paris. A escolha é em homenagem à greve geral ocorrida em Chicago em 1886, no principal centro industrial dos Estados Unidos da época, onde milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e para exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

No Brasil, a primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país. Mas foi no governo Getúlio Vargas que o 1º de maio ganhou status de “dia oficial” do trabalho. Essa era a data em que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores.

O 1º de maio deste ano promovido pela CUT será comemorado com a classe trabalhadora consciente de que o momento é de luta pelo desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho. As paralisações convocadas pela CUT, entidades filiadas e demais centrais nos dias 10 e 23 de abril são prova disso, com centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras indo às ruas em apoio à manutenção do veto presidencial à emenda 3. As mobilizações do funcionalismo contra o PL 01/07 , a Marcha em Defesa da Promoção da Educação Pública, a Campanha Salarial Unificada, e tantas outras lutas que travamos neste ano nos traz vigor para continuar lutando pelos direitos da classe trabalhadora.

Maiakovski, em seu poema “Meu Maio” escreve:

A todos

Que saíram às ruas

De corpo-máquina cansado,

A todos

Que imploram feriado

Às costas que a terra extenua –

Primeiro de Maio!

Meu mundo, em primaveras,

Derrete a neve com sol gaio.

Sou operário –

Este é o meu maio!

Sou camponês – Este é o meu mês.

Sou ferro –

Eis o maio que eu quero!

Sou terra –

O maio é minha era!

Por Rosane Bertotti, que é secretária nacional de comunicação da Central Única dos Trabalhadores.

ARTIGO COLHIDO NO SÍTIO www.cut.org.br.

Close