fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:57 Sem categoria

Presidente diz que poder aquisitivo do salário mínimo praticamente dobrou no país

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje (30), em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, a recuperação do valor do salário mínimo no país, atualmente de R$ 380. “É importante comparar o que ele poderia comprar de cesta básica em janeiro de 2003 e o que ele pode comprar hoje. Ou seja, praticamente dobrou o poder aquisitivo do salário mínimo no Brasil”, disse.

Segundo Lula, o atual valor do salário mínimo colocará no mercado cerca de R$ 15 bilhões a mais. “É dinheiro que está circulando, gente que está consumindo. Quando há consumo, as lojas encomendam mais na fábrica, as fábricas produzem mais, geram mais empregos. Eu acho que todo mundo ganha mais com isso”.

O presidente destacou também que 86% dos trabalhadores ganharam aumento real de salário desde 2006. “Além da inflação, eles tiveram um ganho no seu poder aquisitivo. E 96% tiveram, no mínimo, a inflação”.

Ele reconheceu, no entanto, que o valor ainda é baixo. “Obviamente que o salário mínimo sempre é pouco, sempre é pouco porque é o mínimo. Ele é pouco no Brasil e é pouco no mundo inteiro. Mas o que nós estamos fazendo é que estamos reajustando o salário mínimo sempre acima da inflação para que a gente possa ter um poder de compra que permita um cidadão que ganhou o salário mínimo cuidar de si e da sua família”, destacou o presidente.

Lula utilizou o programa para mandar um recado a todos os trabalhadores do país. “Estou desejando um feliz 1º de maio, com a certeza de que o 1º de maio de 2008 será melhor do que o 1º de maio de 2007”, afirmou.

De acordo com o presidente, o país ficou 20 anos sem gerar emprego ou dispensando mais trabalhadores do que contratando. “Agora está o inverso. E o número mais positivo é o número do mês de março, em que a gente bateu o recorde na geração de emprego com carteira assinada, ou seja, foi 91% maior do que foi em março de 2006”. O presidente ressaltou que esse foi o melhor número desde a existência do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“Eu tenho razões de estar otimista. Tenho razões para acreditar que as coisas vão melhorar e tenho razões para acreditar que, junto com os trabalhadores, nós iremos construindo uma forma de melhorar a vida do povo trabalhador do nosso país”. Para Lula, o país tem um “potencial extraordinário” de geração de empregos.

“A nossa expectativa é de que, com o crescimento da economia, e todos os números indicam que a economia brasileira vai continuar crescendo de forma mais vigorosa nos próximos anos, e com a implantação do programa de aceleração da economia e também com a desoneração, ou seja, com a isenção de impostos que nós fizemos para material de construção civil e para a própria construção civil, nós temos aí um potencial extraordinário de geração de empregos no Brasil”, afirmou.

O presidente disse também que a economia está crescendo, e os empresários estão ganhando mais dinheiro e dividindo “um pouco” dos seus ganhos nos acordos salariais. “É pouco diante daquilo que os trabalhadores brasileiros precisam conquistar para recuperar o seu poder aquisitivo. Mas eu acho que já é um passo extramente importante”.

Por Marcela Rebelo – Repórter da Agência Brasil.
=============================================

Para Lula, próximos governantes terão de dar continuidade à recuperação do salário mínimo

Brasília – Na véspera do Dia do Trabalho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os próximos governantes terão que dar continuidade à política de recuperação do salário mínimo adotada em seu governo. “Eu penso que qualquer governo que vier depois de nós, ele vai ter que dar seqüência a essa política de recuperação de salário mínimo, porque significa distribuir renda, significa melhorar a vida das pessoas mais pobres deste país”, disse hoje (30) Lula em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.

A afirmação foi feita ao comentar o projeto de lei que propõe o reajuste do salário mínimo de acordo com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). “Está no Congresso Nacional uma proposta do governo que não é do governo, é uma proposta acordada com todas as centrais sindicais, de garantir, durante os anos de 2008 a 2011, que a gente dê ao salário mínimo não apenas o reajuste da inflação, mas também a gente dê uma variação do crescimento do PIB, ou seja, o crescimento da economia”.

Segundo Lula, se a proposta for aprovada, poderão ser alcançados “os melhores valores do salário mínimo da história desse país”. O presidente disse também que neste 1º de maio é possível fazer um balanço “altamente positivo” das políticas de governo na área.

“É importante lembrar que nos acordos salariais que os sindicatos têm feito neste ano e no ano de 2006, 86% dos trabalhadores ganharam aumento real de salário, ou seja, significa que além da inflação, eles tiveram um ganho no seu poder aquisitivo. E 96% tiveram, no mínimo, a inflação”, disse.

Segundo o presidente, isso é uma coisa rara no mundo do trabalho no Brasil. “Durante muito tempo, fui dirigente sindical e quando nós conseguíamos chegar perto da inflação, já era uma grande conquista. E hoje os trabalhadores estão tendo um ganho melhor”. Lula afirmou que essa melhoria se deve ao crescimento da economia e à maior geração de empregos.

Por Marcela Rebelo – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close