fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:11 Sem categoria

Manifestação na XV de novembro, mobiliza trabalhadores bancários e sociedade curitibana

Durante aproximadamente duas horas, trabalhadores bancários de Curitiba e região fizeram manifestação nesta quinta-feira (30), em frente à agência do Bradesco no calçadão da rua XV de Novembro (esquina com a Monsenhor Celso). A atividade foi organizada pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, com apoio da FETEC-CUT-PR. O ato sensibilizou as centenas de pessoas que estiveram nas imediações do banco entre 11h e 13h. No primeiro semestre de 2007, o Bradesco obteve lucro de R$ 4,007 bilhões, dividindo com o Itaú (R$ 4,016 bi) a liderança neste quesito.

Durante as atividades desenvolvidas no calçadão da rua XV, dirigentes sindicais da FETEC e do Sindicato realizaram panfletagem, alertando a sociedade sobre a importância de cobrar dos bancos o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. “É necessário que o cliente esteja atento aos seus direitos, como prazo de atendimento nas unidades bancárias e informações sobre os serviços bancários”, destacou, em pronunciamento, o Secretário de Formação do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e trabalhador bancário no Itaú, Márcio Kieller.

Segundo o Secretário de Administração e Finanças da FETEC-CUT-PR e trabalhador bancário no Bradesco, Elias Hennemann Jordão, o lucro do Bradesco é incompatível com o tratamento dispensado a seus trabalhadores e clientes. “As cifras não param de crescer, os bolsos dos banqueiros nunca viram tanto dinheiro. Em contrapartida, a população jamais pagou taxas tão elevadas ao mesmo tempo em que os bancos nunca exigiram tanto empenho dos bancários. É preciso equilibrar esta balança”, avaliou.

Novas manifestações devem acontecer nos próximos dias nos principais bancos da capital. Os presidentes da FETEC-CUT-PR, Adilson Stuzata (trabalhador bancário no HSBC) e do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Marisa Stédile (trabalhadora bancária no Itaú) convocam a sociedade a participar dos atos, informando-se sobre a realidade do sistema financeiro vigente no país e conhecendo a realidade da categoria na capital e em todo o Estado, acessando os sítios www.fetecpr.org.br e www.bancariosdecuritiba.org.br. “Somos parceiros da população nesta luta, pois também não aceitamos os falsos benefícios que os bancos alegam oferecer a seus clientes”, alerta Stuzata.

Por Edson Junior
FETEC-CUT-PR

Close