fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:00 Sem categoria

Mesmo sem perder da inflação, rendimento é baixo e deve ser mudado; esta é a realidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS

O governo federal, através do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, concordou em acolher e estudar propostas das centrais sindicais para elevação dos rendimentos do FGTS, sem prejuízo aos mutuários do Sistema Financeiro Habitacional, cujos contratos são regidos pela TR (Taxa Referencial, que também compõe a remuneração do Fundo).

Foi decidida, então, a criação de um grupo de trabalho para consolidar as propostas. A audiência foi realizada na tarde desta terça, (4), em Brasília, com a presença de representantes de todas as centrais e do Dieese.

Uma das primeiras conclusões da audiência, fundamentada em estudos do Dieese, é de que não houve perda para a inflação nos rendimentos do FGTS desde 1991, como propagado em recente reportagem de jornal de grande circulação. O jornal baseou sua tese sem levar em consideração os 3% que também remuneram o FGTS, junto com a TR.

Mesmo assim, as centrais entendem que o rendimento ainda é baixo, e que portanto precisa de mudanças. “Essa é uma certeza que temos há tempos, e já a manifestamos publicamente em outras ocasiões”, disse o presidente da CUT, Artur Henrique, ao final da reunião.

Por Isaías Dalle. Publicada em 04.09.2007 | 19:00

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br.

Close