fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:31 Sem categoria

Na Noruega, Lula defende maior apoio aos países pobres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, na Noruega, que os países pobres precisam ser os únicos ganhadores na rodada Doha.

– Os países pobres precisam ser os únicos ganhadores. Os países ricos não precisam ganhar. Está na hora de fazermos concessões para que os países pobres do mundo consigam, com a flexibilização da área agrícola européia, exportar mais – defendeu o presidente.

– Está na hora de os Estados Unidos reduzirem os subsídios agrícolas e está na hora de os países do G20 discutirem a flexibilização dos produtos industrializados – disse Lula durante discurso a empresários em um seminário na capital norueguesa, Oslo.

O presidente ainda destacou que o Brasil está decidido a ter uma participação maior na chamada geografia comercial do mundo.

Junto com a Índia, o Brasil lidera nos fóruns multilaterais o chamado G20, que representa os países em desenvolvimento nas negociações comerciais.

Acordo de cooperação

Lula ressaltou que o Brasil recuperou o Mercosul e o comércio com a América Latina e atualmente apresenta uma balança comercial de US$ 15 bilhões com o continente africano.

O presidente ainda salientou as relações mais profundas que o Brasil estabeleceu com os países árabes.

Durante o seminário, a Petrobras e a estatal norueguesa Estatoil assinaram um acordo de cooperação na área de energia renovável para troca de informações sobre exploração e produção de petróleo.

O documento também aborda a troca de informações sobre tecnologia de prospecção em águas profundas, área em que as duas empresas atuam.

Lula cumpre na Noruega a última etapa de sua viagem pelos países nórdicos, iniciada no último domingo.

Nesta sexta-feira, o presidente visita o Parlamento norueguês e encontra-se com o primeiro-ministro, Jens Stoltenberg. À tarde, segue para Madri, na Espanha, onde cumpre agenda política durante o fim de semana antes de retornar ao Brasil.

Por Redação com BBC – de Oslo.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.correiodobrasil.com.br.

Close