fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:43 Sem categoria

Cursos de saúde terão diretrizes atualizadas

Cursos de saúde terão diretrizes atualizadas pelos ministérios da Educação e Saúde

Brasília – Os ministérios da Educação e da Saúde instalaram uma comissão interministerial que será responsável por traçar as diretrizes, nas áreas de formação em saúde, dos cursos de residência médica, especialização e pós-graduação. Também ficará a cargo da comissão o reconhecimento e a renovação de cursos superiores. O ministro da Educação, Fernando Haddad, falou que entre os principais motivos para a criação da comissão interministerial está a necessidade de adequar os cursos de formação profissional a realidade vivida pela saúde.

“O nosso objetivo é, em primeiro lugar, ajustar a oferta de educação na área de saúde de acordo com os propósitos do Sistema Único de Saúde. Em segundo lugar, fazer com que a saúde pública se aproxime do ambiente da escola. O que queremos é ter uma agenda comum de trabalho para que nós do ministério da educação possamos atender adequadamente a demanda do sistema e o sistema de saúde possa atender a demanda do sistema educacional”, diz.

Para Haddad, os cursos na área de saúde precisam se “adequar” a nova realidade do envelhecimento da população e da queda da natalidade. “Tudo isso precisa ser adequado, tanto na saúde, quanto na educação”. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que a criação da comissão permitirá traçar um perfil da qualidade e da quantidade dos profissionais do futuro. Ele salientou a redução no número de brasileiros que nascem a cada ano e a tendência de envelhecimento rápido dessa população. E destacou a preocupação dos dois ministérios com a formação de profissionais especializados em profissões para o futuro.

“Hoje não tem, por exemplo, especialistas que trabalham com idosos, sejam médicos, enfermeiros ou cuidadores. Então tem uma grande demanda e o aparelho formador não está formando esse especialista. Continua formando pediatras, por exemplo, quando nós sabemos que daqui a alguns anos o mercado para pediatria será reduzido”, enfatizou o ministro da Saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os idosos representam cerca de 18 milhões de brasileiros. A cada ano, mais de 650 mil pessoas ultrapassam os 60 anos. Um estudo realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde mostra que em pouco mais de cinco anos, o número de vagas em cursos superiores em saúde praticamente dobrou no Brasil. As universidades oferecem por ano 430 mil vagas em vestibulares, nas 14 áreas de saúde.

O estudo mostrou que, em 2000, as universidades do país ofereceram 9.906 vagas para o curso de medicina. Em 2004, esse número foi para 14.102, ou seja, um aumento de 42,36%. Em farmácia, o número de vagas oferecidas, em 2000, foi 14.593, e, em 2004, essa oferta subiu para 27.769 vagas – 90,29% de aumento. Enfermagem registrou aumento de 244,81%. E biomedicina um aumento de 737,55%.

Por Gláucia Gomes – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close