fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:51 Sem categoria

UTFPR chega aos 98 anos com inovações; dentre elas, a política de cotas para oriundos da escola pública

UTFPR chega aos 98 anos com inovações

Amanhã, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que até 2005 funcionou como Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), estará completando 98 anos de criação. Como parte das comemorações, estão sendo adotadas mudanças nos processos seletivos para entrada de novos alunos. A principal delas diz respeito à adoção de sistema de cotas para estudantes oriundos de escolas públicas. Já a partir do próximo vestibular, que será realizado nos dias 1.º e 2 de dezembro, poderão concorrer a uma vaga pelo sistema candidatos que tenham cursado todo ensino médio em instituição pública.

Já para os cursos técnicos, cuja prova de admissão será realizada em 25 de novembro, os interessados nas vagas terão de ter cursado todo o ensino fundamental em escolas públicas. O mesmo irá valer para o Programa de Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja), que terá duração de três anos e será ofertado pela primeira vez.

Os candidatos terão de informar que são provenientes de escolas públicas no ato de inscrição para os processos seletivos. Posteriormente, se aprovados, terão de comprovar a informação no momento da matrícula. Caso ela não seja confirmada, o candidato será desclassificado. “O sistema de cotas visa a equalizar a entrada de alunos de instituições públicas e privadas na universidade. No último vestibular de inverno, 48,9% dos aprovados eram oriundos de escolas públicas. Entretanto, a maioria deles está matriculada nos cursos de tecnologia noturnos. A idéia é que haja 50% de alunos cotistas em todos os cursos, independente do período”, explica o reitor da UTFPR, Eden Januário Netto.

Outra mudança é relativa à possibilidade de inclusão da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para quem vai tentar vestibular. Segundo o pró-reitor de graduação e educação profissional, Carlos Eduardo Cantarelli, a nota poderá ser inclusa na média da prova de conhecimentos gerais, que será realizada no segundo dia de concurso.

Por intia Végas [22/09/2007].

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.parana-online.com.br.
========================================

Processos seletivos da UTFPR terão cotas públicas

Os processos seletivos da Universidade Tecnológica têm novidades. Para o vestibular e o exame de seleção dos cursos técnicos, passa a valer o sistema de cotas para alunos que vêm de escola pública (socioeconômicas), aplicadas a 50% das vagas. O vestibular também prevê a inclusão da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na avaliação e os candidatos passarão por duas provas: uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos.

A nova proposta para o ingresso na UTFPR foi aprovada pelo Conselho Universitário, no dia 14 de setembro, e entra em vigor já nos processos seletivos de verão 2008. Durante o prazo de inscrições (1º a 29 de outubro), tanto para o exame de seleção – destinado aos cursos técnicos – como para o vestibular – destinado aos cursos de graduação – os interessados em participar do sistema de cotas deverão se identificar como provenientes de escolas públicas.

Para ter direito às vagas destinadas a cotas públicas, os estudantes que fizerem o vestibular ou o exame de seleção para o curso técnico subseqüente precisam comprovar que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. No caso dos cursos técnicos, tanto para a modalidade integrada (4 anos de duração), quanto para a modalidade Proeja – Programa de Educação Profissional de Jovens e Adultos (3 anos de duração), ofertada pela primeira vez na UTFPR, é preciso que os candidatos tenham cursado todo o Ensino Fundamental em instituição pública.

O vestibular, que será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, ainda terá outras mudanças. No primeiro dia de prova, o candidato será avaliado no quesito conhecimentos gerais em Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira Moderna. No segundo dia, a avaliação de conhecimentos gerais continua, com as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Depois, cada candidato terá de resolver a prova de conhecimentos específicos, envolvendo duas disciplinas, de acordo com o curso pretendido. Outra novidade é a possibilidade de inclusão da nota do Enem na média da prova de conhecimentos gerais. Essa nota só será considerada se não prejudicar a da prova do vestibular.

Datas e inscrições

A prova para os cursos técnicos está marcada para o dia 25 de novembro. Com início às 9h, terá três horas e meia de duração. Os testes do vestibular, com quatro horas de duração em cada dia, iniciarão às 14h no dia 1º e, às 15h30, no dia 2. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no site www.utfpr.edu.br. A taxa é R$ 75, para o vestibular, e R$ 33, para os cursos técnicos.

Atualizado em 21/09/07.
=====================================

Universidade Tecnológica completa 98 anos no domingo

A Universidade Tecnológica comemora 98 anos de existência, no dia 23 de setembro. Em meio à expectativa de celebrar uma história de tradição quase centenária, a Instituição também se prepara para mudanças expressivas nos seus processos seletivos. No dia 14, o Conselho Universitário (Couni) aprovou, por unanimidade, as cotas para estudantes provenientes de escola pública (socioeconômicas), a inclusão da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na média do vestibular e a realização de provas de conhecimentos gerais e específicos.

A proposta é que estudantes que cursaram escola pública concorram a 50% das vagas de qualquer curso técnico ou de graduação da UTFPR. Também passarão a valer dois formatos de provas: uma de conhecimentos gerais, não eliminatória, e outra de conhecimentos específicos. No vestibular, a nota do Enem poderá ser incorporada à prova de conhecimentos gerais e, caso prejudique a média do aluno, será desconsiderada.

Entre os motivos para comemorar, está ainda a recente aprovação do estatuto da UTFPR pelo Couni, por unanimidade. O documento, que está sendo apreciado pelo Ministério da Educação (MEC), estabelece os princípios, as finalidades, os objetivos, o funcionamento e o regime didático-pedagógico da Universidade Tecnológica. O estatuto é resultado de um processo iniciado em agosto do ano passado, com a elaboração do Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI).

Com as mudanças nos processos seletivos e a fase final da aprovação do estatuto, cada um dos campi está preparando uma programação especial para a festa dos 98 anos.

Perfil – Atualmente, a Universidade Tecnológica oferece 22 cursos técnicos, 55 graduações, 59 especializações, seis mestrados e um doutorado. Cerca de 16 mil alunos regulares, 1.406 professores e 596 técnicos-administrativos estão distribuídos em campi localizados nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco, Dois Vizinhos e Cornélio Procópio, além dos novos Campi em Londrina, Toledo e Apucarana. Francisco Beltrão é o próximo da lista, já que o início de suas atividades está previsto para o primeiro semestre de 2008.

Atualizado em 21/09/07.

NOTÍIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.cefetpr.br.

Close