fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:34 Sem categoria

Sindicato parabeniza espírito de luta da categoria

A greve dos trabalhadores nos Correios terminou no último sábado (22/9). Foram dez dias de paralisação —a maior da história da empresa.

Foi a maior greve tanto em termos de duração quanto em termos de adesão da categoria nos diversos Estados do país. Apenas três dos 26 Estados não cruzaram os braços.

Alguns mudaram de posição em novas assembléias (SP, PI e CE entre eles), e decidiram aceitar a proposta da empresa. Com isso, o número mínimo de 18 sindicatos para assinar o acordo coletivo foi alcançado. O placar final foi o seguinte: 19 sindicatos pela aprovação contra 13 pela rejeição da proposta da empresa.

No Paraná, os trabalhadores voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (24/9), com tarjas pretas no braço, em sinal de protesto.

Greve vitoriosa

Na avaliação do Sintcom-PR (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná), só pelo motivo de revelar a insatisfação dos trabalhadores dos Correios, a greve já foi vitoriosa. A adesão à greve foi maciça.

Na maioria das pequenas, médias e grandes cidades do Paraná, os trabalhadores atenderam ao apelo do sindicato para lutar pelos seus direitos.

Apesar de alguns sindicatos terem sido fracos e cedido à pressão do ministro do TST, que forçou o fim da greve, não houve perdas. Pelo contrário. Houve um certo avanço. Conseguimos manter os direitos e evitar o desconto dos dias parados, o que foi uma vitória.

É preciso lembrar que a empresa, que ameaçava retirar uma série de direitos —em especial na área de assistência médica— viu-se obrigada a recuar diante da organização dos trabalhadores.

Toda a categoria está de parabéns. Só avançamos com a união e organização de todos.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.sintcompr.com.br.

Close