fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:37 Sem categoria

TV digital revoluciona transmissões e mantém serviço analógico até 2016

O início oficial das transmissões da TV digital no Brasil está marcado para o dia 2 de dezembro, mas a expansão será gradativa. Nesta data, a região metropolitana do estado de São Paulo começará a operar o sinal digital comercialmente. Ate dezembro de 2009, todas as capitais do País terão canais digitais e, até dezembro de 2013, a tecnologia chegará a todos os municípios.

Esse cronograma foi estabelecido pelo decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006. A partir de julho de 2013, o Ministério das Comunicações somente outorgará a exploração do serviço em tecnologia digital. O sistema analógico será desativado em junho de 2016.

Até lá, será possível continuar com o televisor atual, já que a transmissão analógica ocorrerá simultaneamente à digital. Portanto, as famílias brasileiras têm nove anos para trocar seus aparelhos, período em que eles funcionarão sem problemas, mesmo sem o conversor digital. E se o aparelho não for muito antigo (tiver entrada de áudio e vídeo), ele será capaz adaptar um conversor (set top box) para receber o sinal digital.

Resolução – A nova tecnologia viabilizará a televisão de alta definição, o que significa uma imagem igual à de cinema. Inicialmente, as emissoras poderão oferecer, dentre os inúmeros recursos interativos, informações complementares ao telespectador, como, por exemplo, a sinopse de um filme, mais dados sobre um determinado entrevistado, ouvir a trilha sonora de uma novela ou, até mesmo, escolher o idioma para assistir a determinado programa.

Os serviços públicos que a tecnologia da TV digital poderá proporcionar serão muitos. O governo pretende oferecer, por meio da interatividade, programas de Educação a distância, Telemedicina e inclusão digital, entre outros.

Fonte:
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
www.brasil.gov.br
emquestao@secom.planalto.gov.br

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciasindical.com.br.

Close