fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:59 Sem categoria

Diário Oficial eletrônico já gera aumento de consultas no Paraná

O secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, e o secretário para Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Nizan Pereira, destacaram nesta quinta-feira (1º) o aumento no número de acessos à versão eletrônica do Diário Oficial do Estado, que saltou, em uma semana, de uma média de 500 acessos diários para 10,5 mil acessos a cada dia. “É um salto impressionante, uma vez que a campanha de divulgação se resumiu, até o momento, à apresentação oficial na Escola de Governo”, analisou Iatauro.

Para o secretário da Casa Civil, o número deve crescer ainda mais nas próximas semanas, com a divulgação com cartazes, folhetos e cartazes nos prédios e sites do Governo visitados pelos profissionais que formam o público leitor do Diário. “Os números comprovam o sucesso da migração para o modelo eletrônico, porque essas visitas ocorrem no período em que ainda circula a versão impressa”, ressalta o chefe da Casa Civil.

O cronograma de migração estabelece a redução gradual da circulação tradicional até dezembro. Depois do período de adaptação, a Casa Civil e a Imprensa Oficial devem avaliar a necessidade de continuar a oferecer a versão impressa.

A migração para a internet torna mais ágil e econômica a consulta ao Diário, sem prejudicar sua finalidade, uma vez que a nova versão tem controle de segurança, com assinatura digital para conteúdo e autenticação mecânica para os interessados em obter versão impressa obtida a partir do site.

A versão eletrônica impressa estará disponível em qualquer secretaria ou órgão da administração estadual. “Não existe dúvida de que a nova versão vai agradar a todos os leitores, porque ela é mais completa e oferece maior praticidade”, salienta o secretário Nizan Pereira, ao destacar um número absoluto de 43 mil acessos em outubro, graças aos números obtidos na última semana.

SISTEMA – A nova versão permite a consulta pública às edições do Diário Oficial desde agosto de 2002, ao Diário Oficial do Comércio, Indústria e Serviços, Diário da Justiça e ao Diário Oficial Executivo. Até então, somente as edições dos últimos 30 dias estavam disponíveis.

As consultas ao jornal podem ser feitas pelo número da publicação, texto e período, permitindo combinações e escolha do Diário. Ainda segundo Iatauro, a Casa Civil e a Celepar estão desenvolvendo projeto para deixar disponíveis todas as edições, a partir da Constituição de 1988.

Nizan lembra que todos os documentos podem ser consultados em estilo de jornal (formato PDF) e que o site possui interface moderna, de utilização intuitiva e que permite mais agilidade no processo de carregamento dos arquivos. Também é possível a pré-visualização da página do Diário incluindo a indicação do posicionamento do texto pesquisado.

O cronograma de migração foi estabelecido pelo Decreto Executivo nº 1378, de 29 de agosto de 2007. Entre outras medidas, a medida prevê a consulta gratuita da íntegra do DIOE, diariamente, na internet, ampla divulgação do endereço www.dioe.pr.gov.br, para consulta e utilização de todos os órgãos públicos, particulares e interessados, e a efetivação de controle de segurança, através de assinatura digital ou outro meio eficaz, do site e do conteúdo das publicações no Diário Oficial eletrônico.

O decreto também determina a redução imediata da quantidade de edições impressas diariamente, com o encaminhamento de apenas um exemplar diário para cada órgão público. A continuidade da impressão do Diário Oficial estadual ocorrerá até 30 de dezembro. “Ainda em dezembro o Governo deve avaliar a adaptação ao novo formato e definir se mantém uma pequena tiragem na Imprensa Oficial”, esclareceu Iatauro.

A revisão dos contratos de publicação de matérias e assinantes, com o objetivo de ser programada a migração para a publicação eletrônica, será feita até 30 de novembro. No início da migração, os órgãos públicos ainda receberão a versão impressa em número reduzido. Atualmente, além do site da Imprensa Oficial, o site da Casa Civil do Governo do Estado – www.pr.gov.br/casacivil – oferece serviço de busca para legislação. A pesquisa pode ser feita partir do número, data ou ato (decreto e lei).

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

Close