fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:09 Sem categoria

Partido dos Trabalhadores lança neste domingo campanha por plebiscito para a Constituinte exclusiva

O PT inicia no próximo domingo, dia 2 de dezembro, a coleta de assinaturas ao projeto de iniciativa popular que pede a realização de um plebiscito para que o povo decida, soberanamente, se a reforma do sistema político brasileiro deve ou não ser feita por uma Assembléia Constituinte exclusiva.

O lançamento da campanha de assinaturas coincide com as eleições internas do PT – que também acontecem no domingo. As primeiras listas de adesão, com os detalhes e a justificativa do projeto, serão distribuídas nos diretórios zonais e municipais do partido, para que os filiados participantes do PED 2007 assinem o pedido.

O projeto propõe a convocação do plebiscito para o dia 31 de janeiro de 2009, quando os brasileiros deverão responder à seguinte questão: “O sr (a) aprova a convocação de uma assembléia constituinte soberana e específica para promover uma reforma constitucional no Título IV da Constituição Federal que redefina o sistema político-eleitoral?”.

Para que um projeto de iniciativa popular seja apresentado no Congresso Nacional são necessárias as assinaturas de pelo menos 1% do eleitorado (algo em torno de 1,3 milhão de pessoas acima de 16 anos), com participação de no mínimo cinco Estados.

IMPORTANTE: Todas as adesões devem obrigatoriamente ser acompanhadas de nome completo, endereço e número do título de eleitor.

Clique aqui para conhecer o projeto, imprimir e fazer a coleta de assinaturas. A impressão deve ser feita em papel tamanho A4, com o espaço para as assinaturas na frente e a justificativa do projeto no verso.

Todas as assinaturas devem ser enviadas ao seguinte endereço: Sede Nacional do Partido dos Trabalhadores – Setor Comercial Sul, Quadra 02, Edifício Toufic, 3º andar, CEP 70302-000, Brasília, Distrito Federal.

=======================================

Eleições internas levam às urnas neste domingo petistas de 5.118 cidades

Petistas de 5.118 cidades – 92% do total dos municípios do país – vão às urnas neste domingo (2) para escolher seus novos dirigentes no PED 2007. O PT é o único partido do Brasil que renova suas direções pelo voto direto dos filiados.

Cerca de 918 mil filiados estão aptos a votar neste PED. Todos entraram para o partido até a data limite de 2 de dezembro de 2006. Para exercer seu direito, devem estar em dia com as contribuições partidárias. Os que não estiverem, poderão acertar as pendências nos locais de votação.

Filiados a diretórios já organizados podem votar nos candidatos e chapas de todos os níveis: zonal, municipal, estadual e nacional. Os que estiverem filiados a Comissões Provisórias só poderão escolher dirigentes no nível municipal, segundo decisão tomada na última reunião do Diretório Nacional do PT, em 5 de outubro.No primeiro grupo, dos diretórios organizados, estão mais de 850 mil petistas aptos. No segundo, em torno de 60 mil.

O processo eleitoral tem início às 9h e se estende até as 17h. As apurações começam após o fechamento das urnas. Os resultados da apuração para a disputa nacional serão computados na sede do PT em São Paulo – rua Silveira Martins, 132, Centro – onde também serão divulgados os resultados parciais.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.pt.org.br.

Close