fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:02 Sem categoria

Projeto piloto do INSS identifica segurados, utlizando técnicas de biometria

Iniciativa visa melhorar atendimento e combater fraudes

Da Redação (Brasília) – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando projeto piloto de biometria em alguns estados do país. A terceira fase acontecerá em Brasília, na Agência da Previdência Social (APS) Plano Piloto, a partir da segunda quinzena deste mês e deve durar cerca de 60 dias.

A primeira e a segunda fases do piloto aconteceram em 2007, em São Paulo, na APS de Água Rasa, e em Curitiba, na agência Visconde de Guarapuava. O objetivo é avaliar o impacto da implantação do processo de identificação e autenticação biométrica dos segurados que comparecem às APS.

O piloto tem como objetivo principal estudar os efeitos e o aproveitamento desses conhecimentos iniciais para implantação de um modelo de identificação e autenticação de segurados por meio do processo de coleta biométrica. Foi incluída, ainda, uma análise detalhada dos tempos de atendimento dos segurados que passam pela identificação biométrica.

A biometria oferece proteção contra vários tipos de problemas. Um deles é identificar o usuário pela impressão digital, característica única e intransferível da pessoa.

O projeto piloto conta com os seguintes tópicos: efetividade na prevenção de fraudes na obtenção de benefícios; impacto nos tempos de atendimento; receptividade dos médicos-peritos e dos servidores administrativos; repercussão na clientela do INSS; custos e benefícios da implantação de um projeto que contemple todas as unidades do INSS.

Para implantar o sistema, o INSS conta com o apoio do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal (INI/DPF), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e, também, com empresas fornecedoras do software de tratamento biométrico e de hardware para coleta biométrica.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.previdenciasocial.gov.br.

Close