fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:35 Sem categoria

CAIXA lança novo sistema de consulta do FGTS pela internet

Brasília – As novas páginas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com serviços disponíveis ao trabalhador, entram em funcionamento hoje (31) no site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br)) com novo padrão visual.

O novo sistema permitirá que o interessado tenha acesso on-line a todas as suas contas vinculadas, desde que essas apresentem saldo e estejam com os dados cadastrais atualizados.

Segundo estimativa da Caixa, pelo menos 34,5 milhões de trabalhadores estão aptos à utilização dos serviços do FGTS na internet.

Por Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

==============================================

CAIXA LANÇA NOVO SISTEMA DE CONSULTA DO FGTS PELA INTERNET

Brasilia, 30 de Janeiro de 2008

Trabalhador poderá ter acesso em tempo real a todas as suas contas vinculadas

As novas páginas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com serviços disponíveis ao trabalhador, entram em funcionamento no site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br), com novo padrão visual, a partir desta quinta-feira (31). A nova sistemática de consulta às informações do Fundo vai permitir que o interessado tenha acesso on-line a todas as suas contas vinculadas, desde que essas apresentem saldo e estejam com os dados cadastrais atualizados. A CAIXA estima que, no mínimo, 34,5 milhões de trabalhadores estejam aptos à utilização dos serviços do FGTS na Internet.

A partir de agora, mais de 55 milhões de contas vinculadas – do banco de contas inativas – poderão ser consultadas, além das 80 milhões que já podiam ser acessadas. Os usuários terão condição de verificar, diretamente nos sistemas do FGTS, pela Internet, os dados de suas contas ativas, inativas e daquelas relativas aos Planos Econômicos, visualizando os saldos atualizados em tempo real, como ocorre nas agências da CAIXA.

A nova sistemática trará, ainda, maior facilidade na navegação. A partir de qualquer tela da aplicação, o trabalhador poderá acessar os demais serviços do FGTS, não sendo mais necessário retornar à página inicial de serviços ao cidadão, no site da CAIXA.

A consulta conta com maior segurança, já que os serviços do FGTS ao cidadão, na Internet, passam a ter acesso exclusivo pelos usuários que se cadastrarem no site da CAIXA – página do FGTS – com o uso da Senha do Cidadão. Os trabalhadores que ainda não possuem a Senha do Cidadão poderão cadastrá-la gratuitamente, em poucos minutos, em qualquer agência da CAIXA. Para isso, basta levar a carteira de trabalho ou RG e o número do PIS/PASEP. Aos trabalhadores que já possuem o Cartão do Cidadão, mas não cadastraram a senha, basta ir a agência da CAIXA com o cartão e RG ou Carteira de Trabalho e solicitar o cadastramento.

Essa inovação é parte de várias ações modernizadoras no FGTS, que vêm sendo implementadas pela CAIXA nos últimos anos. Essas ações consolidaram uma verdadeira revolução tecnológica que promoveu maior segurança, comodidade e facilidade no acesso às informações pelo empregador e pelo trabalhador.

A próxima iniciativa, ainda em 2008, será implantar atualizações em tempo real nas consultas do FGTS por celular e terminais de auto-atendimento.

O que são as contas inativas do FGTS?

Contas inativas do FGTS são aquelas sem depósitos há mais de três anos. Elas continuam recebendo regularmente juros e correção monetária e poderão ser sacadas pelas hipóteses de saque previstas em Lei. Algumas hipóteses de saque são:

– Despedida, pelo empregador, sem justa causa, inclusive a indireta;
– – Extinção normal do contrato a termo, inclusive dos trabalhadores temporários;
– Aposentadoria com ou sem continuidade na empresa, inclusive a invalidez;
– Falecimento do titular da conta;
– Trabalhador com valor de até R$ 100,00, em 10/07/2001 – somente para contas oriundas dos Planos Econômicos, de trabalhador que aderiu aos termos da Lei Complementar nº110/2001;
– Trabalhador com idade igual ou superior a 70 anos;
– Trabalhador ou seu dependente portador do vírus HIV – SIDA/AIDS;
– Trabalhador ou seu dependente acometido de neoplasia maligna – CÂNCER;
– Trabalhador ou seu dependente em estágio terminal de doença;
– Permanência da conta vinculada por 3 anos ininterruptos sem depósitos, cuja movimentação do titular da conta tenha ocorrido até 13/07/1990, inclusive.

Os demais casos podem ser consultados na página eletrônica da CAIXA, link FGTS.

Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal
Tel.: (61) 3206-9645 / 8543 / 8022 / 8775

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.caixa.gov.br.

Close