fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:17 Sem categoria

Complexo Petroquímico fará do Rio de Janeiro pólo de importância industrial, diz Lula

Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (31), em discurso por ocasião da cerimônia que marcou o início das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que o Rio de Janeiro vai deixar de ser conhecido apenas pela sua beleza natural, para também como um estado importante do ponto de vista industrial.

Falando para cerca de 800 convidados que participava da solenidade em uma Fazenda de Macacu, na zona rural de Itaboraí, no Grande Rio, o presidente citou o Pólo Siderúrgico, a revitalização da indústria naval fluminense (com a construção de plataformas e petroleiros) como exemplos do novo direcionamento das atividades econômicas no estado. “Eu estou convencido de que, depois dessas experiências todas, o Rio vai se transformar não apenas no mais belo estado turístico, mas também num grande estado industrial deste País”, disse.

Na avaliação do presidente, o pacto federativo tem favorecido o Rio de Janeiro, numa união de esforços dos governos federal e estadual, além das prefeituras envolvidas nos empreendimentos que estão em andamento no estado. “Nós estamos fazendo isto porque nós conquistamos o direito de tomar algumas decisões importantes. Essas coisas não acontecem apenas porque a gente tem vontade política (…). Você precisa ter um conjunto de prefeitos que também não queiram criar caso e queiram que uma obra aconteça. Muitas vezes, uma secretaria ambiental da cidade pode entrar com um processo, e uma obra como esta pode ficar um ano, dois três anos, paralisadas e as coisas não acontecem”, ressaltou.

O presidente também destacou o fato de que, com os empreendimentos federais no estado, o Rio deixará de estampar apenas tragédias policiais nas páginas dos jornais. “Eu dizia para o Sérgio [Sérgio Cabral, governador do estado] durante a campanha: se a gente construir uma parceria sadia entre os governos federal e estadual, vamos tirar aquelas manchetes dos jornais em que só acontecem desgraça aqui no Rio de Janeiro. Aquelas manchetes em que só aparecem coisas negativas. Não é possível a quantidade de coisas negativas que aparecem todo santo dia, como se não tivesse acontecendo nada de importante neste País. É uma coisa indescritível”, queixou-se.

Por Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

===============================================

Investimentos vão “mudar a cara” do Nordeste, afirma Lula

Brasília – Os investimentos do governo e da iniciativa privada no Nordeste devem trazer transformações definitivas para a região, disse hoje (31) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, ele destacou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como mecanismos de desenvolvimento.

“Eu acho que tudo isso [investimentos] demonstra que o Nordeste vai mudar de cara. E vai mudar de cara para melhor. Porque as obras estão gerando emprego, esperança, renda e tudo melhora. Essas obras são extremamente importantes porque são obras reivindicadas há 30, 40 anos que ninguém fazia e nós, com o PAC, resolvemos priorizar tudo o que era mais importante”.

O presidente citou vários projetos de infra-estrutura considerados importantes para os estados nordestinos. Entre as principais obras previstas, destacou a construção de 1600 quilômetros de ferrovias para interligar os portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará.

Outras obras para escoar a produção, como a construção de mais ferrovias e a duplicação de rodovias, também foram mencionadas. Lula lembrou da parceria anunciada entre a Petrobras e a estatal venezuelana PDVSA para produzir e refinar petróleo.

O anúncio e a execução dos projetos, afirma o presidente, trouxeram esperança ao povo nordestino. “Acredito que há muito tempo o Nordeste não vivia o momento que está vivendo. É um momento de esperança, de muito investimento público e privado. É um momento de muita expectativa da sociedade. Um momento em que a economia do Nordeste cresce, a renda do povo nordestino cresce”.

Por Hugo Costa – Repórter da Agência Brasil.

===============================================

Presidente diz que momento econômico melhora qualidade de vida do brasileiro

Brasília – O crescimento econômico, aliado à geração de empregos e à distribuição de renda, é responsável por elevar o padrão de qualidade de vida dos brasileiros, afirmou hoje (31) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao comentar o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) divulgada na semana passada.

“O povo brasileiro está vivendo melhor, está ganhando mais, está podendo comprar mais, tendo acesso às coisas que antigamente pertenciam apenas a um pequeno segmento da sociedade”, garantiu em seu programa semanal de rádio Café com o presidente.

“O importante de tudo isso é que a pesquisa publicada pelo Pnad mostra que os programas de transferência de renda do governo estão chegando diretamente aos lugares mais pobres do Brasil e atingindo as pessoas que necessitam”.

De acordo com a pesquisa, os programas de transferência de renda do governo chegam a 18,3% das famílias brasileiras. Na Região Nordeste, o índice quase dobra (35,9%). Em 2006, uma em cada três famílias nordestinas eram beneficiadas pelo Bolsa Família.

Além dos programas sociais, Lula enfatizou a importância do crescimento da economia para elevar o padrão de desenvolvimento. Disse que há mais empregos e crédito disponível ao trabalhador. Segundo ele, a junção desses fatores com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) resultam na ascensão social dos brasileiros.

Também em seu programa de rádio, o presidente disse que os investimentos no Nordeste vão “mudar a cara” da região.

Por Hugo Costa – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close