fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:32 Sem categoria

Festa do Primeiro de Maio, organizada pela Central Única dos Trabalhadores, é dia de luta e comemoração

O Primeiro de Maio de 2008, o 25º da história da CUT, aponta para um calendário de mobilizações e de luta que não pode passar despercebido pela Central. Logo abaixo, é possível conferir as principais atividades que as CUTs estaduais estão preparando em todo o país. Antes, porém, um breve comentário.

Já no dia 28 de maio, temos o desafio de organizar paralisações em diversos setores, atos de rua, panfletagens e mobilizações de todo o tipo com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de reduzirmos a jornada de trabalho sem reduzir salários e de ratificarmos as convenções 151 e 158 da OIT.

Estas bandeiras, que serão destaque em nossas atividades do Primeiro de Maio, precisam ter seus benefícios e implicações ampla e corretamente divulgados. Para tanto, é necessário debater os temas nos locais de trabalho, nas comunidades, e acumular apoio popular, inclusive para as mobilizações do próximo dia 28.

As mobilizações do dia 28 também servirão para pressionar o Congresso Nacional a votar e aprovar as matérias de nosso interesse. Além da redução da jornada e da ratificação da 151 e da 158, o momento é oportuno para conquistarmos outras bandeiras que estão na pauta.

Exemplos disso são o fim do fator previdenciário e a vinculação dos reajustes do salário mínimo a todas as aposentadorias, já aprovadas pelo Senado e que devem seguir, no próximo período, à Câmara dos Deputados.

A proposta de reforma tributária do governo também está no Congresso. Nosso desafio é incluir as propostas da CUT e garantir a proteção e ampliação dos direitos trabalhistas, pois desenvolvimento, para nós, só merece este nome se priorizar distribuição de renda e valorização do trabalho.

Há muitos desafios, mas também temos razões para comemorar neste Primeiro de Maio. Nossa luta é razão de orgulho, e os avanços que conquistamos, ainda que menores do que queremos, devem ser valorizados.

Artur Henrique, presidente nacional da CUT.

1º de maio da Central Única dos Trabalhadores

CUT 25 Anos

“Redução da Jornada de Trabalho, sem redução de Salários”

“Pela ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT”

Acompanhe a programação de atos nos diversos estados brasileiros, consultando o sítio da CUT (www.cut.org.br).

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br.

Close