fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 17:09 Sem categoria

Reitor da UFPR exonera-se do cargo para concorrer à prefeitura de Curitiba

Para concorrer ao cargo de Prefeito de Curitiba, capital do Estado do Paraná, o reitor Carlos Moreira Júnior entregou sua carta de exoneração do cargo ao Ministro da Educação Fernando Haddad e ao Conselho Universitário da UFPR. O reitor deixa o cargo na terça-feira, dia 03 de junho.

Em sessão do pleno do Conselho Universitário, na manhã desta sexta-feira, dia 30 de maio, o reitor Carlos Moreira Júnior leu sua carta de despedida da presidência do COUN e de exoneração do cargo que ocupa, eleito por duas vezes pela comunidade universitária. Emocionado, tendo que parar por diversas vezes, o reitor expôs aos conselheiros que a decisão de deixar o cargo que ocupada deste maio de 2002 não foi fácil. “A tomada de uma decisão é sempre um processo complexo, muitas vezes desgastante, até mesmo doloroso, especialmente quando envolve pessoas e instituições que têm profundo vínculo com nossas vidas.Todos sabem que fui convidado pelo Governador do Estado, Roberto Requião, para ser o candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba. Foi com orgulho e ao mesmo tempo preocupação que recebi tal indicação. Orgulho pelo reconhecimento de meu trabalho frente à Universidade e preocupação com meus colegas de administração e com os destinos da instituição que tanto prezo”, expôs. “Por meu profundo vínculo com as pessoas, não foi fácil tomar a decisão de candidatar-me à Prefeitura de Curitiba. Em verdade, foi motivo de intensa reflexão individual e junto a meus familiares. Mas aqueles que me conhecem sabem que sou movido a desafios e a possibilidade de administrar a cidade de Curitiba é um desafio e tanto.”

Surpresa – Apesar de já ter sido divulgado por órgãos de imprensa a decisão do Supremo Tribunal Eleitoral de que o reitor deveria se exonerar do cargo para concorrer à Prefeitura e de ele ter afirmado sua intenção de manter-se na disputa eleitoral, a renúncia feita na sessão do COUN desta sexta-feira pegou a todos de surpresa. Após ter sido votado, por maioria, a decisão de implantar as cotas para deficientes, já para o próximo vestibular, o reitor solicitou a palavra e interrompeu a sessão para informar de sua renúncia. Os conselheiros ouviram a leitura da carta e, em seu encerramento, homenagearam o reitor, saudando-o em pé com palmas. “Ficou muito emocionado e feliz de ter sido acolhido de forma tão calorosa neste momento de despedida”, afirmou.

Confiança do Ministro – A entrega da carta de exoneração feita pelo reitor ao Ministro Haddad aconteceu na tarde do dia 28 de maio, em Brasília. Em sua fala o Ministro expôs ao reitor a importância do trabalho realizado na UFPR nos últimos seis anos. “A História fará jus ao seu trabalho, lembrando-o como o reitor que se encarregou de fazer o maior processo de democratização do acesso ao ensino superior público do País.”

Próximos passos – Nos dias 02 e 03 de junho o reitor Carlos Moreira Júnior faz questão de despedir-se da comunidade universitária passando em todos os Setores da instituição. Sobre o futuro da UFPR, uma nova eleição deve ser chamada pela vice-reitora Márcia Helena Mendonça que estará no exercício da Reitoria. O prazo inicial é de 60 dias, porém na conversa com o Ministro Haddad o reitor expôs que metade desta prazo estará acontecendo em plenas férias escolares. “O Ministro garante que um prazo maior é possível para que a eleição aconteça com calma na instituição”, afirma o reitor. Os próximos passos burocráticos serão avaliados pela Administração Superior e discutidos em Conselho para dar o rumo e continuidade das ações da UFPR.

Por Patricia Favorito Dorfman

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.ufpr.br.

Close