fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:28 Sem categoria

Segurança e saúde do trabalhador na Rádio da Fundacentro

No podcast da Fundação, pesquisadores abordam a prevenção de acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho nas mais diversas atividades

São Paulo, 26/06/2008 – Em mais uma edição do podcast da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) – braço do Ministério do Trabalho e Emprego na pesquisa em saúde e segurança do trabalhador – o engenheiro de segurança da entidade Leônidas Ramos Pandaggis fala sobre a importância e atualidade da Norma Regulamentadora 05. A NR5 estabelece as diretrizes do funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Segundo o especialista, embora a revisão da norma esteja para completar dez anos, ela se mantém atualizada e constitui um instrumento eficaz para a prevenção de acidentes. Ele destaca, no entanto, que a CIPA ainda não ocupa o lugar que deveria nas estratégias de gestão das empresas.

Nesta terça-feira, 1º de julho, o tema da edição do podcast será um projeto da Fundacentro que visa propor mudanças nos critérios atuais de concessão da aposentadoria especial, benefício concedido pela Previdência Social para os segurados que tenham sido expostos por 15, 20 ou 25 anos, a condições de trabalho prejudiciais à saúde e segurança. Coordenado pela pesquisadora Cristiane Queiroz, o projeto está em fase de desenvolvimento e conta com o apoio de sindicatos de trabalhadores e de instituições do governo.

O Informativo Fundacentro é uma espécie de programa de rádio na internet, hospedado na homepage da entidade. Está em sua 14ª edição e vem divulgando ações, projetos, pesquisas e iniciativas da instituição em suas diferentes áreas de atuação. Com periodicidade semanal e quatro minutos de duração em média, o podcast já abordou assuntos como o controle do benzeno, Ler/Dort, espaços confinados, certificação de equipamentos de proteção individual (EPIs), nanotecnologia, condições das áreas de vivência dos canteiros de obras, entre outros assuntos.

Em linguagem simples e acessível, os pesquisadores e tecnologistas da Fundação explicam e orientam os ouvintes sobre riscos e prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho nas mais diversas atividades. O programa traz também o quadro Fique Por Dentro com notícias da área e dicas de seminários, publicações, vídeos educativos, além de cursos promovidos pelo Centro Técnico Nacional(CTN) e pelas unidades regionais distribuídas pelo país.

“Se queremos atingir nossos públicos, precisamos estar abertos a novas formas de comunicação para informar, orientar e sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre a importância dos estudos e pesquisas desenvolvidos pela Fundacentro em prol da melhoria das condições de trabalho no País”, comenta o diretor-executivo da entidade, Jorge Magdaleno.

Podcasting – É uma forma de publicação de programas de áudio, vídeo e/ou fotos pela web que permite aos internautas acompanhar a sua atualização. A palavra “podcasting” é uma junção de iPod – um aparelho que toca arquivos digitais em MP3/MP4 – e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê).

Assim, podcast são arquivos de áudio que podem ser acessados pela internet.
Estes áudios podem ser atualizados automaticamente mediante uma espécie de assinatura. Os arquivos podem ser ouvidos diretamente no navegador ou baixados no computador.

Por Assessoria de Imprensa da Fundacentro.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.mte.gov.br.

Para ouvir sobre este assunto, acesse o endereço eletrônico http://podcast.fundacentro.sc.gov.br/

Close