fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:36 Sem categoria

Mais cidades bolivianas livres de analfabetismo

O Programa Nacional de Alfabetização declarará livre deste flagelo a cidade boliviana de La Paz, daqui a umas semanas.

Javier Labrada, coordenador do projeto pela parte cubana, disse que ainda faltam por ser alfabetizados 9 mil alunos já inseridos no programa em La Paz, segundo divulgou o site do Ministério das Relações Exteriores de Cuba.

Afirmou que se prevê decretar essa urbe livre de analfabetismo para 20 de outubro, data em que se comemorará o 460º aniversário de sua fundação.

Dessa maneira, indicou, a sede do governo se converterá na segunda cidade do país livre de analfabetismo, depois de Cochabamba, enquanto Oruro continua sendo o único departamento que já conseguiu tal objetivo.

Labrada anunciou que esperam, em setembro próximo, decretar assim o Departamento de Pando, no norte do país, e um mês depois, a região de Santa Cruz, no leste.

A fonte acrescenta que, até hoje, 206 dos 327 municípios da Bolívia terminaram com sucesso a campanha, enquanto, para o fim de ano, se prevê fazê-lo em todo o país, por meio do método Sim, eu posso.

A Bolívia aspira a tornar-se o terceiro país livre de analfabetismo da América Latina, depois de Cuba (1961) e da Venezuela (2005), destaca a nota.

(AIN)

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.granma.cu/portugues/2008/agosto/mier20/34ciudades.html.

Close