fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:10 Sem categoria

Lula reafirma preocupação com falta de crédito como reflexo da crise

Manaus – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a destacar sua preocupação com a falta de crédito no Brasil como um dos possíveis reflexos da crise econômica dos Estados Unidos. A declaração foi feita hoje (30), em Manaus, onde Lula reuniu-se com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, do Equador, Rafael Correa, e da Bolívia, Evo Morales.

Apesar de revelar preocupação, Lula garantiu que não existe um “gabinete de crise” [grupo ministerial formado para tratar do assunto no Brasil], mas declarou que tem se reunido sistematicamente com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, para tratar da política econômica nacional.

“Até o momento, não tivemos problemas com a crise financeira dos Estados Unidos. O que pode acontecer com alguns países, não só com o Brasil, é que a crise gere problemas de crédito. Mas tenho me reunido sistematicamente com ministros e com o presidente do Banco Central. Em se tratando de política econômica, o trabalho deve ser feito com tranqüilidade e transparência”, afirmou.

Na última sexta-feira, o Banco Central informou que o crédito continuou em expansão no Brasil no mês de setembro, mas com recursos captados no mercado interno.

Depois da reunião, Lula e Chávez participaram de uma reunião bilateral ampliada para assinatura de diversos acordos envolvendo os dois países. Entre eles, estão termos de cooperação técnica para implementação de programas de agricultura familiar e cooperação industrial no Brasil e na Venezuela.

De acordo com Lula, os acordos firmados mudarão a história econômica da Venezuela. O presidente brasileiro também afirmou que as relações bilaterais entre os dois países estão melhorando e que o papel do Brasil é contribuir para que os países vizinhos cresçam juntos.

“É uma obrigação do Brasil ser solidário com a economia dos países vizinhos no continente sul-americano. Certamente, a atual crise econômica dos Estados Unidos é uma das maiores dos últimos tempos. A diferença é que, desta vez, os Estados Unidos estão na crise e nós estamos sólidos e precavidos. O Brasil fez as lições de casa e eles não fizeram”, disse o presidente.

O presidente venezuelano também se mostrou preocupado com possíveis reflexos da crise econômica norte-americana, mas fez questão de ressaltar que nenhum país pode dizer que não será afetado pela crise. Na opinião de Chávez, é preciso garantir mais integração entre os países latino-americanos para fortalecer as economias dessas nações.

“A crise é muito séria e não sabemos o seu tamanho. Ninguém sabe até onde vai chegar este crash. Eu sou um dos que crêem que o crash do neoliberalismo vai ser pior do que o de 1929 e vai afetar o mundo inteiro. Nenhum país pode dizer que não será afetado”, avaliou Chávez.

Por Amanda Mota – Repórter da Agência Brasil.

===============================================

Governo estuda reforçar caixa do BNDES e do Proex para ajudar exportadores

Brasília – Para driblar a escassez de recursos para financiamentos no mercado internacional, o governo federal deve reforçar os caixas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa de Crédito à Exportação (Proex).

As medidas de apoio ao setor exportador estão em estudo pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Fazenda e Banco Central e serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana.

Outra medida que está sendo analisada é a ampliação das linhas de Adiantamento sobre Contratos de Câmbio. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, o pacote para o setor exportador foi solicitado pelo presidente em reunião de avaliação dos diferentes setores da economia brasileira, na manhã de ontem (29), no Palácio do Planalto.

Após a reunião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a conclusão é de que a economia brasileira vai bem. Mantega garantiu que o setor exportador está funcionando normalmente, mas comentou sobre a escassez de recursos para financiamento. “Evidentemente falta um pouco de crédito em dólares, porém isto não está impedindo o setor exportador de funcionar”, afirmou. Mantega não quis comentar, porém, a necessidade de medidas adicionais em razão da crise no setor financeiro norte-americano.

O anúncio de um possível pacote de apoio aos exportadores foi feito hoje (30) pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, em solenidade na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Por Mylena Fiori – Repórter da Agência Brasil.

================================================

Chávez defende união dos latino-americanos para enfrentar crise econômica

Manaus – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, defendeu hoje (30) a integração entre os países latino-americanos como alternativa para evitar que a crise norte-americana atinja as economias da região.

“Creio que a melhor estratégia é a ofensiva. Sou dos que nunca gostou de estar na defensiva. Avançar, enquanto há o neoliberalismo nós devemos avançar”, disse.

De acordo com Chávez, “é preciso fortalecer nossos bancos centrais, nossos fundos de investimentos, avançar nos convênios bilaterais e multilaterais de financiamento”.

Ele disse que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Rafael Correa, do Equador, também vêm falando desse projeto.

“Temos que construir pólos de desenvolvimento”, defendeu após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Chávez disse que o Brasil e a Venezuela devem desenvolver um pólo de gás, e o Brasil construir uma ou várias plantas de regaseificação.

“A reserva de gás da Venezuela é a quinta maior do mundo. O Brasil tem necessidade [de gás] e vai crescendo. Para apoiar o Brasil, temos a Bolívia e a Venezuela”, disse.

Os presidentes Lula e Chávez se reuniram hoje a portas fechadas e assinaram acordos bilaterais.

Por Amanda Mota – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close