fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:37 Sem categoria

Governo Lula transforma previdência social pública em referência na AL, diz Rands

A previdência social brasileira não é um problema para o governo e, sim, uma solução para a distribuição de renda e redução da desigualdade social. A afirmação é do líder da bancada petista na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), após participar,na quinta feira (30) de reunião entre a bancada do PT e o ministro da Previdência Social, José Pimentel, para tratar de aporte orçamentário para o ministério.

O líder petista aproveitou para rebater críticas oposicionistas à viabilidade da previdência social brasileira,lembrando que o Brasil já é referência no assunto. “Países como o Chile, que seguiram a ortodoxia do consenso de Washington e fizeram privatizações no seu sistema previdenciário, hoje estão retrocedendo porque descobriram que a população não foi atendida de modo amplo. A experiência brasileira é bem-sucedida e o Brasil já começa a despertar a atenção de diversos países que aqui vêm para partilhar dessa experiência êxitosa”,acrescentou.

“A previdência social é o principal instrumento de distribuição de renda do País. Ela tem 25 milhões de segurados que em sua maioria não dispõem de outra renda para prover seu sustento. No governo Lula a previdência já avançou bastante. Com a expansão proposta pelo ministro Pimentel, ampliaremos ainda mais a cobertura para o atendimento ao segurado. Isso é um passo fundamental na direção de facilitar o acesso dos segurados e, ao mesmo tempo, fazer com que o INSS cumpra sua missão constitucional”, afirmou Rands.

Rands elogiou a postura do ministro Pimentel ao manter um amplo diálogo com o Congresso, especialmente com a bancada petista. “O ministro tem sido um campeão do bom relacionamento com a bancada petista na câmara. Ele tem consciência que o êxito dos programas do Executivo depende de uma boa relação com o Parlamento. No encontro de hoje, ele ouviu atentamente as sugestões da bancada do PT e apresentou detalhadamente os programas que estão em execução. Isso nos deixou muito satisfeitos como brasileiros e como colegas de partido”, destacou.

O deputado Antônio Biscaia (PT-RJ) elogiou a iniciativa do ministro Pimentel e disse que o projeto de expansão da rede de atendimento do órgão é um grande avanço. “A vinda do ministro Pimentel, que conhece o funcionamento dessa Casa, é importantíssima para que as propostas apresentadas na área do ministério sejam executadas. Essa expansão é fundamental, vai na linha daquilo que sempre defendemos: priorizar a cidadania”, afirmou. O parlamentar lembrou que a ausência de agências em determinadas regiões fazem com que as pessoas percorram grandes distâncias para solicitar benefícios do INSS.

Emendas – O deputado Pepe Vargas (PT-RS) também parabenizou o ministro pelo trabalho frente à pasta e disse que vai se empenhar na alocação de recursos no Orçamento da União para contemplar o projeto de expansão apresentado. “Nossa bancada vai ter que dar uma contribuição a essa questão aqui dentro do Congresso. Temos que propor emendas de bancada para que cada estado tenha recursos suficientes para implantar novas agências da rede de atendimento do INSS. Se não tivermos sucesso nas emendas de bancada, nós, enquanto parlamentares, podemos auxiliar por meio das emendas individuais e também articular com prefeitos a doação dos terrenos para a construção das agências”, afirmou.

Pepe também defendeu a viabilidade da previdência social e disse que os avanços no setor estão massacrando os opositores que ainda insistem na tese da inviabilidade. “O governo Lula deu uma nova abordagem à previdência social brasileira e inverteu a lógica de que a previdência social é um problema para o País. Esse discurso neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso não é mais viável. O crescimento dos vínculos formais, devido à política econômica implantada pelo presidente Lula, faz com que o déficit da previdência venha diminuindo crescentemente”, concluiu.

Por Edmilson Freitas.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.ptnacamara.org.br.

Close