fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:20 Sem categoria • 2 Comments

Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – INST

O Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – INST foi criado a partir de um convênio de cooperação entre a Central Única dos Trabalhadores – CUT e Confederazione Generale del Lavoro – CGIL, que através do seu organismo para a cooperação internacional , Progeto Sviluppo, intermediou o financiamento junto ao governo italiano.

Em atividade desde outubro de 1990, o INST é o órgão de assessoria técnica e política da CUT – Central Única dos Trabalhadores para a área de saúde, condições de trabalho e meio ambiente, com atuação nas áreas de documentação, formação, publicação, estudos e pesquisas.

Desenvolve projetos de formação a nível nacional e internacional dirigidos às categorias profissionais e ramos de atividade, buscando contribuir para o fortalecimento das ações e da organização dos trabalhadores, desde os locais de trabalho, para intervir nas condições ambientais e na organização dos processos de trabalho, visando à prevenção de acidentes e doenças e a promoção de saúde.

Em consonância com os princípios de CUT, de pluralidade, democracia e transparência, o modelo de gestão prevê espaços de construção de coletiva, através de fóruns estaduais e nacionais de discussão, ou seja, Coletivos Estaduais, organizados pela CUT nos estados, com a participação de sindicatos e ramos de atividade, e Coletivo Nacional de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente (CNTMA), dos quais participam dirigentes das federações e confederações nacionais e das CUTs estaduais.

Grande parte dos membros do Coletivo representa a CUT em instâncias e fóruns de negociação tripartites ou governamentais como os Conselhos Estaduais e Conselho Nacional de Saúde – CNS/MS, Comissão Nacional Permanente do Benzeno – CNPBz/MTE, Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador – CIST/MS, Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS/MPSA, Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP/TEM, entre outros.

Compõem ainda o Coletivo Nacional de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente, os Grupos Temáticos de Trabalho, que têm como objetivo aprofundar a reflexão e produzir subsídios técnicos e políticos sobre temas permanentes e conjunturais no campo da saúde, trabalho e meio ambiente. Participam dos GTs dirigentes sindicais e técnicos da área de saúde do trabalhador. Estão estruturados atualmente os grupos temáticos de SAT – Seguro Acidente do Trabalho, SUS – Sistema Único de Saúde, LER-DORT – Lesão por Esforços Repetitivos /Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho, Raça, Gênero, Benzeno, Saúde Mental, DST-AIDS, Previdência, Amianto e Alumínio.

DIREÇÃO

Siderlei de Oliveira – Presidente

Dary Beck Filho – Diretor financeiro

Maria Aparecida do Amaral Godoy – Diretora

Plínio Pavão – Diretor

Fernando Álvares – Diretor

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br.

Close