fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:12 Sem categoria

Alerta sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

Cartilha do MS faz alerta sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

A publicação contém dicas para que a população identifique sinais de agressão sexual em crianças e adolescentes

O Ministério da Saúde distribuirá cartilhas sobre o impacto da violência na saúde das crianças e adolescentes. A cartilha faz parte do trabalho realizado nos municípios para acabar com o abuso e a exploração infantil. O texto, elaborada por técnicos das áreas de Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher, contém informações sobre as formas de violência sexual, a rede de serviços disponíveis nos estados e municípios, além de dicas de como perceber os sinais da violência sexual. Com a cartilha, que terá tiragem inicial de três mil exemplares, a população saberá o que fazer diante da constatação de um caso e como deverá abordar a criança e o adolescente.

O lançamento foi realizado nesta terça-feira (25), durante na abertura do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que pela primeira vez acontece no Brasil. O encontro está em andamento no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 25 e 28 de novembro, e contou, na abertura, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. De acordo com o ministro, o fato de o Brasil sediar o debate representa o reconhecimento internacional da importância atribuída ao tema no país. “A violência pode gerar problemas sociais, emocionais, psicológicos durante toda a vida, como uso de álcool e outras drogas, iniciação precoce à atividade sexual, depressão, transtornos mentais, comportamento agressivo e ansiedade”, destacou Temporão.

O Congresso Mundial reúne mais de 3 mil pessoas dos cinco continentes, sendo 300 adolescentes. O tema de abertura foi “Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a sua Proteção contra a Exploração Sexual – Por uma Visão Sistêmica”. Durante os três dias de encontro, serão realizadas oficinas, espaços de diálogo e painéis. Tudo isso para a construção de indicativos importantes, sobre a forma mais eficaz que os países devem adotar para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes. O 1º Congresso aconteceu em Estocolmo, na Suécia, em 1996, e o 2º foi em 2001, em Yokohama, no Japão.

Acesse a cartilha “Impacto da Violência na Saúde das Crianças e Adolescentes – Prevenção de Violências e Promoção da Cultura de Paz” (em PDF | 1,1 Mb), pelo endereço eletrônico http://189.28.128.100/portal/arquivos/pdf/afc_cartilha_a5b.pdf.

DADOS – Muitos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estão ameaçados em virtude da violência, causando grande impacto na saúde da população, além de altos custos econômicos e sociais para o Estado e para as famílias, afirmam os técnicos do Ministério da Saúde. A violência resulta na perda de anos potenciais de vida, cujas principais vítimas são as crianças e os adolescentes. Os acidentes e as violências foram responsáveis por 124.935 óbitos em 2006, representando 13,7% do total de mortes por causas definidas, configurando-se como a primeira causa de morte entre os adolescentes e crianças a partir de 1 ano de idade, no país.

“Este é um grande desafio que o MS tem procurado enfrentar ao longo dos anos, mediante a qualificação dos serviços para o acolhimento e atendimento de crianças vítimas da violência. A atenção é oferecida por equipes multiprofissionais com abordagem humanizada, para reduzir danos para a criança e a família”, ressaltou a coordenadora da Área da Saúde da Criança, Thereza de Lamare.

ATUAÇÃO DO MS – O Ministério da Saúde reconheceu a violência como problema de saúde pública devido ao impacto que acidentes e violências representam para o país, além de altos custos econômicos e sociais para o Estado e para as famílias, com anos potenciais de vida perdidos – ameaça para a garantia de diretos de crianças e adolescentes. A pasta também investe nos direitos e na saúde da população adolescente e jovem, entre 10 e 24 anos de idade.

Nesse sentido, instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e do Jovem, como uma prioridade para o pleno desenvolvimento do país. São três eixos prioritários: crescimento e desenvolvimento, saúde sexual e saúde reprodutiva e prevenção às violências. A partir de 2004, o MS estruturou a Rede Nacional de Prevenção de Violência, Promoção da Saúde e Cultura de Paz para o enfrentamento da violência; fortalecimento das ações de intervenções locais; inclusão dessa temática na agenda política, bem como melhoria da qualidade da informação, entre outros.

Outras informações
Atendimento à Imprensa
(61) 3315 3580 e 3315 2351

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.saude.gov.br.

Close