fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:26 Sem categoria

Brasil e França buscam parceria para mudar ordem mundial

“Não queremos mudar tudo, mas queremos mudar substancialmente”, disse sobre a estrutura mundial o chanceler brasileiro, Celso Amorim, após reunir-se nesta sexta-feira (27) com o presidente francês, Nicolas Sarkozy. Brasil e França articulam uma dobradinha em favor da reforma da ONU e de outros organismos internacionais.

A colaboração entre os dois países ganhou impulso em dezembro passado, em uma visita de Sarkozy a Brasília. Ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaram um acordo que significou contratos estratégico no terreno da defesa. O Brasil decidiu comprar da França 50 helicópteros de transporte EC-725 e de quatro submarinos de ataque da classe Scorpene. A França se comprometeu a cooperar com o Brasil na construção de um submarino à propulsão nuclear.

A visita oficial de Amorim a Paris busca estender a cooperação ao difícil terreno da estrutura multilateral. “Falamos sobre como reforçar as relações França-Brasil, não para seguir avançando em um plano bilateral, mas para trabalhar junto com outros países”, disse o chefe da diplomacia brasileira, após encontrar-se com Sarcozy.

França e Brasil advogam por modificações em organizações internacionais como, por exemplo, o Conselho de Segurança das Nações Unidas e o G8 (o grupo dos países mais industrializados) para ampliar o número de seus membros.

Os dois países “querem que haja uma mudança real (…) que essas mudanças se façam de maneira lógica e que cheguem naturalmente como ocorreu depois da 2ª Guerra Mundial”, explicou o chanceler brasileiro.

Sobre a intenção de “mudar substancialmente”, Amorim especificou que “Isso foi mencionado pelo presidente francês”, e que Lula concorda, assim como outros atores poderosos como a Índia e a Rússia.

“Pensamos que temos que buscar soluções em conjunto e não tratar de questões financeiras aqui, ou de outras relacionadas com a mudança climática ou de assuntos relativos à segurança em outro lugar”, assegurou.

Amorim chegou na quinta-feira à noite à Paris para examinar com o presidente francês as relações bilaterais e internacionais e a preparação do G20 que se reunirá em Londres em 2 de abril próximo. O G20, que reúne o G7 (países mais ricos do mundo) e mais 13 nações em desenvolvimento, reuniu-se pela primeira vez em novembro passado, a convite do então presidente George W. Bush, para tratar da crise econômica mundial. Sua constituição é uma confissão muda de que as metrópoles do capitalismo precisam das pujantes economias periféricas para sair da crise.

Celso Amorim também falou com Sarkozy sobre a recente visita do ex-ministro socialista francês Jack Lang a Cuba, como emissário do Palácio do Eliseu. O chanceler classificou o passo de “passo muito positivo”. “Consideramos que é um passo extremadamente importante para que as relações de Cuba com o mundo voltem ao normal o quanto antes”, comentou.

Da redação, com informações da AFP

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.vermelho.org.br.

======================================================

Amorim reúne-se com o presidente da França

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reúne-se hoje (26), às 17h30, com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, no Palácio do Eliseu, em Paris. À noite (20h), tem encontro de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, durante jantar no Quai d’Orsay. Na reunião, os dois chanceleres vão discutir a reforma das Nações Unidas, em particular do Conselho de Segurança, a ampliação do G-8 e a crise financeira internacional, entre outros temas.

Amorim fica em Paris até sábado (28). Amanhã (27), ele se reunirá com 10 embaixadores brasileiros no Oriente Médio (Egito, Israel, Jordânia, Síria, Arábia Saudita, Catar, Turquia, Irã e Iraque, além da chefe do escritório de representação na Palestina) . O objetivo é discutir a situação na região e os preparativos da participação brasileira na Conferência de Doadores para a Reconstrução de Gaza, que será realizada no dia 2 de março, em Sharm el-Sheik (Egito).

Por Agência Brasil.

====================================================

Amorim discute participação brasileira na reconstrução de Gaza

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reúne hoje (27), em Paris, com dez embaixadores brasileiros no Oriente Médio (Egito, Israel, Jordânia, Síria, Arábia Saudita, Catar, Turquia, Irã e Iraque, além da chefe do escritório de representação na Palestina) .

O objetivo é discutir a situação na região e os preparativos da participação brasileira na Conferência de Doadores para a Reconstrução de Gaza, marcada para 2 de março em Sharm el-Sheik (Egito).

Amorim permanece em Paris até amanhã (28). Ontem, o ministro se encontrou com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner. Em dezembro, quando Sarkozy esteve no Brasil, os dois países lançaram o Plano de Ação da Parceria Estratégica.

Por Agência Brasil.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.inf.br.

=======================================================

Amorim se reúne pela primeira vez com Hillary e pede abertura a Cuba

O chanceler brasileiro, Celso Amorim, defendeu nesta quarta-feira a diversidade política da América Latina e uma mudança de atitude em relação à Cuba, em seu primeiro encontro oficial com a secretária americana de Estado, Hillary Clinton.

“Procurei ressaltar a importância para os Estados Unidos do momento de mudança política na América Latina, da grande diversidade (…) da mudança em relação à Cuba”, disse Amorim à imprensa após sua reunião no departamento de Estado.

Amorim sugeriu a Hillary Clinton esquecer a visão “homogeneizadora” do governo americano do passado e disse que “ela tomou nota” de todas estas observações.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reuniu nesta quarta-feira com a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton
O encontro com a secretária de Estado foi qualificado de “muito positivo e amistoso” por Amorim, e serviu para preparar a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a Barack Obama, em março próximo.

Os dois chanceleres também analisaram a cúpula dos países ricos e emergentes (G20) prevista para Londres, em abril.

Brasil e Estados Unidos coordenarão suas posições para a Cúpula de Londres com reuniões de funcionários de alto nível, revelou Amorim.
Segundo o chanceler brasileiro, os temas energéticos, o combate à mudança climática e a luta contra a pobreza são os três eixos sobre os quais deve se centrar a relação bilateral.

Os Estados Unidos contam com o Brasil para desenvolver uma nova política para a América Latina, destacou Amorim, que citou a recente reação de Washington ao referendo venezuelano sobre a reeleição ilimitada, vencido pelo presidente Hugo Chávez e qualificado de “muito positivo” pelos americanos.

Celso Amorim garantiu que o possível protecionismo comercial por parte da nova administração americana não foi motivo de preocupação entre os dois chanceleres.

“A prioridade é a confirmação do próximo USTR (representante de comércio exterior americano)” para reativar as negociações comerciais multilaterais, destacou.

Após sua visita a Washington, Amorim vai viajar a Paris para se encontrar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Texto: da France Presse, em Washington / Postado em 25/02/2009 ás 22:53

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.prensalatina.com.br.

Close