fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:00 Sem categoria

CNBB convoca sociedade para debater sobre segurança pública

Na manhã desta quarta-feira de Cinzas, 25, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Dimas Lara Barbosa, abriu coletiva de imprensa sobre “Fraternidade e Segurança Pública”, tema da Campanha da Fraternidade 2009, fazendo menção à escolha do tema e de seus objetivos gerais: “Não acreditamos em um modelo punitivo que se faz negativo pelo aumento das armas. Queremos favorecer a articulação e criação de meios que levem à Fraternidade, apoiando políticas governamentais que caminhem nessa direção”, disse.

Dom Dimas também lembrou que foram apresentadas mais de 20 propostas que iam desde temas como Segurança no Trânsito a Ética na Política. Segundo o secretário-geral, houve também mobilização da Pastoral da Criança e Pastoral Carcerária para a escolha do tema, que terminou sendo: “Uma conversão de vários outros propostos”.

Dom Damasceno, por sua vez, leu a carta enviada pelo papa Bento XVI por ocasião da abertura da Campanha. Com suas palavras, o arcebispo de Aparecida disse que o objetivo da Campanha é contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, famílias, comunidade e sociedade.

“Convocamos todos a se unirem em grupos de trabalhos, integrando diversas pastorais e pessoas para identificarem situações de risco de vida e insegurança às quais moradores, em âmbito de bairro ou paróquias sofrem. Para criarmos, a partir daí, um mapa das inseguranças e forças positivas comunitárias à disposição, para sermos um grupo permanente de trabalho de colaboração da Igreja com todas as possibilidades”, solicitou padre Günter Zgubic.

A coordenadora Nacional da Conferência Nacional de Segurança Pública [Ministério da Justiça], Regina Miki, falou sobre a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, prevista para acontecer nos dias de 27 a 30 de agosto. Segundo ela, o projeto prevê a mobilização de municípios e estados para a eleição de 2.100 pessoas, que devem elaborar o Plano Nacional de Segurança Pública: “Nosso anseio é que a segurança pública seja entendida como direito fundamental da pessoa humana e passe a ser política de estado e não de governo, que a cada quatro anos tem mudanças, não abrindo alternativa de uma diretriz nacional”, completou.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cnbb.org.br.

=======================================================

Campanha da Fraternidade de 2009 discutirá segurança pública

Brasília – Para a Igreja Católica, a Quarta-feira de Cinzas (25) marcará o início da reflexão e dos debates sobre a segurança pública no país. Nesta data será lançada, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2009 com o tema Fraternidade e Segurança Pública

A proposta é estimular o debate sobre as causas da violência, contribuir para a promoção da cultura da paz na sociedade e a construção da justiça social. O lema da campanha, que estará estampado nos cartazes, será “A Paz é Fruto da Justiça”.

Tema que costuma causar polêmica, a maioridade penal está entre os assuntos a serem discutidos. Serão também abordados os diversos aspectos da violência como o racismo, a violência no trânsito, contra os povos indígenas, no meio familiar, a praticada por policiais e contra os policiais.

As discussões não deixarão de fora o lado político. Um dos objetivos específicos da campanha é denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos de prisão especial, de foro privilegiado e de imunidade parlamentar para crimes comuns.

A última campanha teve como tema Fraternidade e Defesa da Vida, se posicionando contra o aborto e a eutanásia, entre outros pontos. A campanha é feita desde os anos 60 e a cada edição aborda um tema diferente.

Por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil.

=======================================================

CNBB aponta falta de políticas públicas para jovens infratores em lançamento de campanha

Aparecida (SP) – Com o tema Fraternidade e Segurança Pública, foi lançada hoje (25) a Campanha da Fraternidade de 2009, em Aparecida, interior de São Paulo.

Uma missa celebrada pelo arcebispo do Santuário de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, marcou o lançamento oficial da campanha, que pela segunda vez não aconteceu em Brasília, onde fica a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O lema deste ano é “A Paz é Fruto da Justiça”. “Numa sociedade onde nós temos democracia, mas falta justiça social, a segurança e a paz correm sério risco”, disse o arcebispo de Aparecida.

A falta de políticas para jovens infratores foi apontada pela campanha como um dos principais desafios relacionados à segurança pública do Brasil.

“O trabalho com o adolescente infrator é uma espécie de patinho feio na administração pública”, disse o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

“Uma hora ele está na Secretaria de Direitos Humanos, outra na de Justiça, e essas constantes trocas não permitem uma atenção continuada”, disse o religioso que foi o responsável pela celebração da missa.

Por Aline Beckstein – Enviada Especial.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.inf.br.

Close