fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:12 Sem categoria

Dia Internacional do Trabalhador é hora de comemorar e refletir

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, lembra das conquistas do passado e garante que ainda tem muito por vir

“O Primeiro de Maio é sempre uma data para comemorada nossas lutas e conquistas, e este ano é ainda mais especial, pelos 50° aniversário do Sindicato”, afirma Sérgio Nobre, presidente do Sindicato.

Segundo ele, os companheiros tem de se orgulhar da data e do fato de fazerem parte dessa categoria diferenciada, que sempre olhou para o futuro e por todos os trabalhadores do Brasil.

Sérgio afirma que o objetivo do 1º de Maio é lembrar do passado para não perder o referencial de lutas e conquistas, mas sem deixar de pensar sobre o futuro, de que mundo queremos. “A classe trabalhadora já evolui muito da Revolução Industrial para cá. Na verdade, nem precisamos ir tão longe, é só lembrar que há 30 anos vivíamos sob uma ditadura militar, sem direito à greve”. Ele ainda conclui. “Temos de pensar também no Planeta, começarmos a nos preocupar com a sustentabilidade. Se todo o mundo quisesse o mesmo padrão de vida dos americanos e alemães, por exemplo, teríamos que morar em quatro mundos. Não há recursos naturais que aguentem, ainda mais sem preservação”.

Modelos em disputa

O presidente do Sindicato lembra também que este momento de crise nos leva a refletir por qual modelo econômico e de governo devemos lutar.

“Muita gente diz que o neoliberalismo, o capitalismo voraz e todas suas mazelas já estão mortos, mas não acredito nisso. No próximo ano, teremos mais uma vez dois modelos políticos em disputa e os trabalhadores devem analisar desde já qual é o melhor para todos e não só para a elite.”

Sérgio acredita que o melhor jeito de comemorar o Dia Internacional do Trabalhador é comparecer nesta sexta-feira ao Paço Municipal de São Bernardo. “Lá é possível encontrar companheiros de outras fábricas e de outras categorias, além de presenciar o ato político, que sempre é marcante pelo fato do ABC ser um grande berço de líderes sindicais e políticos”.

O dirigente frisa que também é um dia para a família. “Os companheiros estão acostumados com a Tribuna, assembleia e outras atividades do Sindicato, mas essa festa é também para a família da gente conhecer um pouco da atividade sindical e se divertir muito com as atrações”.

Da Redação.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.smabc.org.br.

======================================================

A Classe Trabalhadora Não Vai Pagar Pela Crise!

Manifestação da CMS será na Vila das Torres – Curitiba

As organizações que fazem parte da Coordenação dos Movimentos Sociais [CMS] no Paraná realizam a manifestação do 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador – na Vila das Torres, em Curitiba. O tema central deste ano será “A Classe Trabalhadora Não Vai Pagar pela Crise”, em referência às tentativas patronais de utilizar a crise como desculpa para demitir ou reduzir salários.

A concentração está marcada para as 09h00, na Paróquia São João Batista, no Rebouças. Em seguida, os militantes saem em caminhada pelas ruas do bairro. Três protestos, com diferentes temas de reflexão, serão realizados durante a passeata [confira no final da matéria]. O ato final acontecerá em frente à Federação das Indústrias do Estado do Paraná [FIEP], na Avenida das Torres.

O protesto popular do 1º de Maio acontece tradicionalmente em bairros da periferia e tem o intuito de denunciar a exclusão na ‘Capital Social’. As reivindicações apontam para a necessidade urgente de redução drástica da taxa básica de juros, contra a política econômica conservadora do Banco Central; redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários; reforma agrária já; reestatização da Vale do Rio Doce, Petrobrás, Companhia Siderúrgica Nacional e Embraer; defesa dos serviços e servidores públicos; saúde, educação e moradia; e, claro, pela garantia dos empregos e salários.

Nesta terça-feira, às 18h00, na sede do Cefuria, acontece reunião da CMS para preparar o 1º de Maio. Todas as entidades estão convocadas a participar e também a divulgar o evento.

:: Serviço

Manifestação do Dia Internacional do Trabalhador – Curitiba
Concentração às 09h00 na Paróquia São João Batista
(R. Baltazar Carrasco dos Reis, 698, Rebouças)

:: Roteiro

1ª Parada – Ponte do Rio Belém – reflexão sobre a crise ambiental (Assembleia Popular e Consulta Popular).

2ª Parada – Instituto Santo Dias – reflexão sobre alternativas populares à exclusão social e a vida de Santo Dias, lutador do povo (Comunidade da Vila Torres e Pastoral Operária).

3º Parada – Sede da FIEP – denúncia do capitalismo e programa da classe trabalhadora para superação da crise (CMS e centrais sindicais); partilha dos alimentos.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

===================================================

Lula pede para empresas, inclusive estatais, darem oportunidades a jovens talentos

Rio de Janeiro – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje (30) que as empresas, inclusive estatais, deveriam dar mais oportunidade aos jovens brasileiros, em especial àqueles que se destacam em suas escolas. Ele citou como exemplo, os vencedores das olimpíadas de matemática brasileiras, que deveriam ser mais incentivados.

“Nós vamos agora começar um trabalho para que as empresas brasileiras contratem esses meninos, pagando bolsas de estudo para eles. Se você pega um jogador de futebol, com oito anos de idade, e já começa a tratá-lo para que ele jogue na Europa, por que uma empresa como a Petrobras não pega uns 100 ‘moleques’ desses e investe neles para o futuro da Petrobras?”, questionou Lula.

Segundo o presidente, é preciso que o país cuide de sua “inteligência”, ou seja, de jovens promissores, desde cedo. “Eu acho que esse é um desafio para nós: procurar onde está a ‘inteligência’ desse país, fazê-la aflorar e dar oportunidade. Porque o que falta para o ser humano desmotivado é apenas uma palavra mágica, chamada oportunidade”, afirmou

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.inf.br.

Close