fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:54 Sem categoria

Trabalhadores bancários na nova gestão da CUT-PR. A importância da representatividade da nossa central sindical

A história dos Sindicatos dos Bancários se confunde com a história da CUT no Paraná. Em nosso estado, um total de dez sindicatos de trabalhadores bancários são filiados à Central Única dos Trabalhadores.

O Sindicato de Londrina e Região, por exemplo, foi o terceiro a se filiar à CUT do Paraná e o primeiro representante bancário filiado. Isso acontece porque os trabalhadores bancários reconhecem a importância e a força da CUT na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Exemplo disso é o cargo de presidência da CUT-PR que já foi ocupado, por dois mandatos, pelo bancário Roberto Antonio von der Osten, da base sindical de Curitiba e Região, sindicalista que esteve envolvido, inclusive, na criação da própria CUT nacional. Outro nome importante é o de Joaquim Borges Pinto, falecido recentemente, que também esteve envolvido na fundação do Sindicato dos Bancários em Londrina e Região, e também na fundação da CUT.

Na atual gestão, a executiva conta com dois trabalhadores bancários no Itaú Unibanco entre seus secretários, Valdemir Bibiano do Prado, o Negão, do Sindicato de Londrina, está na tesouraria e Marisa Stedile do Sindicato de Curitiba, na secretaria geral.

Além disso, a direção estadual ainda conta com o companheiro Edilson José Gabriel do Sindicato de Umuarama e Região, e conselheiro fiscal eleito no FUNBEP (fundo de pensão dos trabalhadores originários do Banestado. Outra militante que contribui e integra a CUT-PR, é a companheira Eliana Maria dos Santos da base sindical de Londrina e Região, e dirigente da FETEC-CUT-PR, somando-se a estes o trabalhador bancário no HSBC, Jorge Ferreira, o Metralha, e a companheira Maria de Fátima Costamilan, trababalhadora na CAIXA e secretária de Políticas Sociais da FETEC-CUT-PR, ambos da base sindical de Curitiba e Região.

Ao todo, foram nove indicações para a CUT-PR, o que mostra como os trabalhadores bancários entendem e apóiam a necessidade da representação trazida pela nossa central sindical. “Esta nova gestão da CUT-PR tanto pela contribuição dos bancários, como pela composição representa um ganho muito grande para os trabalhadores paranaenses”, segundo Elias Hennemann Jordão, Presidente da FETEC-CUT-PR e trabalhador no banco Bradesco.

O Presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, e trabalhador no Bradesco, Otávio Dias, reforça a importância da CUT: “desde o início, a CUT tem uma atuação brilhante em defesa dos trabalhadores e de toda a sociedade”. Essa é a mesma opinião de Eliana Maria dos Santos, que está na direção da CUT-PR e da FETEC-CUT-PR, além de ser trabalhadora no Bradesco: “a CUT é reconhecida pela defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores” e completa, “ela é nossa referência maior”.

Norte do Paraná

Graças ao trabalho feito pelos trabalhadores bancários no norte do estado, a CUT-PR começou a ganhar mais força na região e, consequentemente, os sindicatos filiados se fortaleceram também. Valdemir Bibiano do Prado, o Negão, atribui isso ao trabalho em equipe e no atendimento às demandas da CUT: “as regionais foram criadas para aumentar o contato da CUT no interior e nisso nos esforçamos para cumprir com as atividades propostas”.

Desde então, os trabalhadores que integram estes sindicatos têm atendido às paralisações, participado das caravanas e, acima de tudo, vêm se esforçando para filiar novos sindicatos, sem deixar de trabalhar para fortalecer os já filiados à CUT no Estado do Paraná.

FETEC- CUT-PR.

Close