fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:14 Sem categoria

Conferência Nacional: Gaúchos propõem estratégia de campanha e índice de 15,29 porcento de reajuste

Para a maioria dos delegados e delegadas que participaram da 11ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, sábado, dia 4, em Porto Alegre, a estratégia de unificação da categoria nas últimas campanhas salariais tem fortalecido o processo de negociação das reivindicações. Por isso, os gaúchos mantiveram a mesma lógica para 2009. Além das resoluções, os delegados indicaram um índice de 15,29% a ser defendido na Conferência Nacional, prevista para os dias 17, 18 e 19 de julho, em São Paulo.

Na avaliação dos bancários, apenas com a mesa única junto à Fenaban, surgiu um tensionamento dos funcionários dos bancos públicos, que é o setor mais mobilizado e por consequência, teria uma capacidade maior de avançar em suas questões específicas. Por isso, o texto aprovado prevê a mesa unificada com a Fenaban, mas com mesas específicas concomitantes nos bancos públicos.

“É preciso avançar mais. É necessário construir uma convenção coletiva para todos os bancários, assinando apenas acordos aditivos com cláusulas mais vantajosas nos bancos públicos. Não podemos continuar negociando as questões gerais da categoria em uma única mesa da Fenaban e depois assinar acordos separados com o Banco do Brasil, Caixa e Banrisul”, destacam os bancários na estratégia.

Composição do reajuste

O índice aprovado pelo plenário da Conferência Estadual, de 15,29%, foi composto pelas perdas acumuladas nas negociações com a Fenaban desde 1994 (5,7%); pela previsão da inflação acumulada no período (4,5%) e de um aumento relacionado à produtividade dos bancos de cerca de 5%.

Resoluções

Os participantes também aprovaram, por unanimidade, três resoluções temáticas. A primeira delas propõe que os bancos em processo de fusão ou aquisição se comprometam formalmente, através de acordos específicos, com manutenção do emprego e dos direitos dos trabalhadores.

Outro texto aprovado reafirma as diretrizes definidas pela Jornada Contra a Violência e Por Justiça Social, evento promovido pelo SindBancários e a Federação dos Bancários RS, juntamente com outras 10 entidades da capital gaúcha. De acordo com o documento, a segurança pública é um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade brasileira e exige uma ação e reação coletivas. A Jornada teve o objetivo de contribuir com o debate sobre os elementos que produzem e reproduzem este grave problema social.

A terceira resolução temática propõe que a saúde seja estabelecida como prioridade para a categoria bancária. O texto também exige o fim do assédio moral, sexual; das metas abusivas; isonomia de direitos para trabalhadores afastados por doenças ocupacionais; pagamento de periculosidade aos bancários; cobertura dos planos de saúde sem restrições; aceitação dos atestados médicos e garantia de emissão de CATs em todos os bancos e o fim do fator previdenciário.

Fonte: Imprensa/SindBancários com informações Feeb-RS.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.sindbancarios.org.br.

===================================================

9ª Conferência dos Bancários de SC foi sucesso em participação e consensos

Mais de 200 pessoas presentes fizeram da XI Conferência Estadual dos Bancários de Santa Catarina uma das maiores do país em termos de proporcionalidade. Os 53 pontos apreciados em três grupos temáticos foram aprovados por unanimidade pela categoria. De acordo com a Coordenadora Geral da FETEC/CUT-SC, Maria Terezinha Rondon, “o evento foi um sucesso com essa participação”. Segundo Terezinha foi possível “produzir muito”.

O encerramento da XI Conferência Estadual dos Bancários de SC, que pela primeira vez foi realizado na base do SEEB Criciúma, foi com festa e otimismo. Agradecimentos ao sindicato organizador foram feitos e, em seguida, foram apresentados pelas entidades filiadas a FETEC os delegados eleitos para participarem da Conferência Nacional, de17 a 19 de julho, em São Paulo.

A FETEC/CUT-SC parabeniza a categoria pela demonstração de união e força durante o evento estadual, na expectativa que esse mesmo espírito seja levado para o evento nacional e, principalmente, para a campanha deste ano. Bancários Catarinenses à luta!

Estratégia e sistema financeiro

O terceiro grupo, formado para debater o sistema financeiro nacional e a estratégia da Campanha Salarial 2009, teve o maior número de pontos debatidos durante a Conferência. O grupo foi coordenado pelos sindicatos de Blumenau e Chapecó. O ponto fundamental no debate sobre o sistema financeiro foi à estatização com controle social, mas sem a estatização dos prejuízos.

A formação e informação em relação à Campanha Salarial também foram destacadas. O envolvimento da categoria na campanha foi um dos pontos fundamentais, já que só com uma grande adesão será possível fazer uma luta com força. A realização de Campanhas mais politizadas, com bandeiras mais abrangentes, foi debatida. A atuação conjunta com outras categorias, engrossando o coro de insatisfação, se faz necessária para aumentar o tom da luta. Uma campanha permanente, inovadora e mais envolvente é a meta proposta pelo grupo.

As bandeiras salariais giram em torno de pontos como piso salarial da categoria e recuperação de perdas salariais, com uma proposta de 15,29% de reajuste. Já nas negociações específicas com os bancos públicos a exigência da categoria é o acúmulo dos índices de perdas salariais até agora.

Ação junto ao Ministério do Trabalho e Governo para regulamentar o direito de CIPEIROS nas empresas, a construção de uma agenda de formação nas diretorias sindicais e na categoria, o aumento da Licença Maternidade para 180 dias, o não fechamento de acordos sem que os bancos retirem os interditos e multas, a regulamentação da presença de um representante sindical (delegado) para cada agência ou unidade bancária e a retomada a discussão sobre a unificação do Movimento Sindical Bancário em SC foram destaques do grupo.

Saúde, condições de trabalho e segurança

Cerca de 100 bancários participaram do grupo que discutiu as condições de trabalho, a saúde e a segurança bancária. O grupo foi coordenado pelos sindicatos de Florianópolis, Criciúma e Araranguá. O número elevado de participantes demonstrou uma mudança nas preocupações dos trabalhadores, que mais do que nunca, sofrem com um cenário de assédio moral e sobrecarga de trabalho cada vez mais preocupante.

A construção de uma norma que regulamente o trabalho bancário, assegurando melhores condições de trabalho foi um dos pontos propostos. O aprimoramento do Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP) e a inclusão do Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) de todos os bancos que não estejam incluídos no decreto 6.042/2007, também foram propostos.

A CASSI e a Saúde CAIXA também foram debatidas pelo grupo. A realização de um Encontro Estadual para definir um programa de atendimento médico no interior foi um dos pontos levantados. Também foi aprovada uma moção de apoio para os bancários de Chapecó em relação ao movimento pela retomada do núcleo de atendimento CASSI no município.

A deliberação sobre denuncia a ser feita no Ministério do Trabalho quanto às condições insalubres que os bancários enfrentam na CEF, também foi aprovada. Outros pontos como a realização de um dia de mobilização dos bancários pela vida, adequação ergonômica de todos os ambientes de trabalho e exposição dos efeitos na saúde dos trabalhadores advindos dos processos de incorporação de banco também foram destacados durante o debate.

Fonte: Osíris Duarte – Fetec-SC.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

Close