fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:34 Sem categoria

Depois de vencer eleição no Japão, oposição quer retomar crescimento sustentável

Brasília – Depois da vitória do Partido Democrático do Japão nas eleições de ontem (30), o líder da oposição no Japão, Yukio Hatoyama, deu início às negociações para formar um novo governo no país. As informações são da BBC Brasil.

De acordo com a mídia japonesa, o partido obteve 308 dos 480 assentos da Câmara Baixa do Parlamento do Japão, pondo fim a uma hegemonia de cinco décadas quase ininterruptas do Partido Liberal Democrático do atual primeiro-ministro, Taro Aso. Apesar de os resultados oficiais das eleições ainda não terem sido divulgados, o próprio Aso já anunciou que vai deixar a liderança de seu partido.

Com a projeção dos resultados das eleições, o índice Nikkei do mercado japonês apresentou hoje (31) a maior alta dos últimos 11 meses. Mas a alta do iene e as quedas nas bolsas chinesas levaram o pregão a encerrar os negócios em baixa de 0,3%.

Hatoyama deverá ser confirmado como o novo primeiro-ministro em duas semanas, durante reunião do Parlamento japonês. O Partido Democrático do Japão também negocia com dois partidos menores e de oposição apoio na Câmara Alta do Parlamento. “Finalmente vamos conseguir mexer na política, criar um novo tipo de política que corresponda às expectativas das pessoas”, disse Hatoyama.

A expectativa agora é se ele será capaz de cumprir as promessas de campanha, uma vez que precisa levar a segunda maior economia do mundo de volta à rota do crescimento sustentável depois da recessão, além de combater o desemprego recorde no país. Durante a campanha eleitoral, Hatoyama também prometeu aumentar o sistema de pensões do Estado, apesar de o Japão enfrentar altas dívidas no setor.

Por Agência Brasil – Edição: Juliana Andrade.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

===============================================

Após vitória esmagadora, oposição começa a formar governo no Japão

O líder da oposição no Japão, Yukio Hatoyama, deu início às negociações para formar o novo governo, depois da vitória esmagadora do Partido Democrático do Japão (PDJ) nas eleições de domingo.

De acordo com projeções da mídia japonesa, o PDJ obteve 308 dos 480 assentos da Câmara Baixa do Parlamento do país, pondo fim a uma hegemonia de cinco décadas quase ininterruptas do Partido Liberal Democrático (PLD), do atual primeiro-ministro Taro Aso.

O PLD teria obtido 119 cadeiras, invertendo a posição dos partidos na Câmara Baixa. Os resultados oficiais das eleições ainda não foram divulgados, mas Taro Aso já anunciou que vai deixar a liderança de seu partido.

Com a projeção dos resultados, o índice Nikkei do mercado japonês apresentou a maior alta dos últimos 11 meses no começo da manhã, mas a alta do iene e quedas nas bolsas chinesas levaram o pregão a encerrar seus negócios em baixa de 0,3%.

Hatoyama, que é neto do fundador da fábrica de pneus Bridgestone, deverá ser confirmado como o novo primeiro-ministro quando o Parlamento japonês se reunir, dentro de cerca de duas semanas. Seu partido também está em negociações com dois partidos menores, da oposição, cujo apoio será necessário na Câmara Alta do Parlamento.

“Finalmente vamos conseguir mexer na política, criar um novo tipo de política que corresponda às expectativas das pessoas”, disse Hatoyama nesta segunda-feira.

Governo

A expectativa agora é se Hatoyama será capaz de cumprir suas promessas de campanha. Ele precisa levar a segunda maior economia do mundo de volta à rota de crescimento sustentável depois da recessão e combater o desemprego recorde.

Hatoyama também prometeu aumentar o sistema de pensões do Estado, apesar de o Japão enfrentar altas dívidas no setor.

Em nota divulgada neste domingo, a Casa Branca classificou as eleições no Japão como “históricas” e afirmou que o governo americano espera criar laços fortes com o novo governo.

Durante a campanha, no entanto, Hatoyama já havia indicado que buscará uma política externa mais independente e mais distante dos Estados Unidos.

Segundo a agência de notícias Kyodo, o comparecimento às urnas foi de 69%, maior do que o de 67,5% nas eleições de 2005, quando o carismático Junichiro Koizumi foi eleito por uma larga maioria.

Segundo as autoridades, os eleitores compareceram apesar das fortes chuvas em Tóquio, causadas pela aproximação de um tufão, e de um alerta de gripe suína emitido pelo governo.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bbcbrasil.com.br.

Close