fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:43 Sem categoria

Sindicatos do mundo todo reivindicam prioridade ao emprego e a estrutura tributária progressiva internacional

CUT e centrais na pressão sobre o G-20

Sindicatos do mundo todo reivindicam prioridade ao emprego e a estrutura tributária progressiva internacional Lideranças sindicais de diversos países estão reunidas hoje e amanhã em Pittsburgh, nos Estados Unidos, na Cúpula Sindical que antecede a reunião do G20, na mesma cidade.

“Preparamos uma plataforma de reivindicações que tem duas prioridades: que os 20 países-membros implementem o acordo mundial em defesa do emprego proposto pela OIT e, em segundo lugar, que haja uma pesada regulação do mercado financeiro internacional, com uma estrutura tributária progressiva, onde quem ganha menos paga menos e quem ganha mais paga mais”, explica o presidente da CUT, Artur Henrique, que está participando do encontro.

A reunião do G20 começa amanhã e termina na sexta. Os sindicalistas pretendem entregar o documento aos presidentes dos países membros e propor a criação de um comitê que envolva os ministros do Trabalho, representantes dos trabalhadores e dos empresários de todas as 20 nações, com o objetivo de adotar o acordo mundial proposto pela OIT.

Pelas ruas de Pittsburgh, os protestos já começaram desde domingo. Grupos de militantes de diversas causas se manifestam.

Enquanto isso, nos Estados Unidos às voltas com uma taxa de desemprego superior a 10% da população economicamente ativa e com um déficit em conta de 11% do PIB, vários analistas dizem aos jornais que é chegada a hora de diminuir a ajuda estatal para setores da economia ainda em dificuldades. O argumento, conservador, é de que mesmo com a retomada da atividade econômica, a intervenção estatal deixará uma conta para o futuro.

Já os países europeus, segundo jornais de Pittsburgh e agências de notícia, prometem brigar no G20 por normas bastante rígidas sobre as atividades e os salários dos altos executivos do mercado financeiro.

Artur Henrique está nos Estados Unidos desde a semana passada. Participou do Congresso da AFL-CIO, maior central norte-americana, e no último final de semana esteve em Sudbury, Canadá, para participar da greve de trabalhadores da Vale Inco.

Por Isaías Dalle.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br.

Close