fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:05 Sem categoria

Mobilizações para a Conferência de Comunicação intensificam-se em todo o Estado do Paraná

Etapas regionais e estadual antecederão a I Conferência Estadual de Comunicação

A menos de três meses da I Conferência Nacional de Comunicação, que ocorrerá no início de dezembro, aceleram-se os procedimentos das etapas preparatórias. Em Curitiba, a Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação se reunirá na próxima terça-feira no Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor). Estarão em pauta as conferências regionais que ocorrerão no estado em outubro, além da preparação da etapa estadual, a ser realizada nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

Etapas regionais em Foz do Iguaçu, Londrina, Pinhais, Campo Mourão e Guarapuava já estão com data marcada. Toledo, Maringá, Cascavel e Apucarana também realizarão conferências regionais, contudo não confirmaram sua agenda. Curitiba ainda contará com uma etapa municipal, que acontecerá em 6 de outubro. “A I Conferência Livre de Comunicação de Curitiba será um importante espaço de debate e mobilização para a regional livre, que ocorrerá em Pinhais”, declara Aniela Almeida, do Sindijor.

:: Francisco Beltrão inaugura etapas regionais no Paraná

O município de Francisco Beltrão sediou a primeira Conferência Livre de Comunicação no estado, abrangendo a região sudoeste, em 11 de setembro. Plenárias, debates e grupos de trabalho abordaram diversos temas relacionados à democratização da comunicação, tais com concessões de rádio e televisão, novas tecnologias, comunicação pública e comunitária, educação e cultura, assim como uma análise local das comunicações.

Segundo o professor Pedro de Almeida, um dos organizadores da etapa regional do sudoeste, o debate foi bastante construtivo, e um total de 28 diretrizes e ações foram deliberadas nos Grupos de Trabalho. “A expectativa é que, na estapa estadual, como teremos mais tempo para discussão, os temas possam ser aprofundados”, avalia o professor.

:: Conferência Livre no oeste

A próxima etapa regional livre ocorrerá em Foz do Iguaçu, no dia 3 de outubro. Tanea Costa de Jesus, presidente do núcleo municipal do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná, conta que a mobilização para a conferência envolve estudantes, profissionais da área e movimentos sociais. A presidente argumenta que o fato da conferência ser livre permite que a discussão seja mais democrática, a partir do ponto de vista dos trabalhadores.

Quanto à etapa estadual, Tanea acredita que será um importante espaço de debate, mas que não se pode esperar que gere mudanças radicais, pois o poderio da mídia é muito grande. “Conferência significa conferir o que está posto; entretanto, conferir não é o suficiente, é necessário que hajam mudanças”, defende. Tanea compreende que devemos nos preparar, formular propostas alternativas e lutar, porém não será em apenas uma conferência que todos os problemas da comunicação serão resolvidos. “É apenas o início de um longo trabalho”, conclui.

:: AGENDA

Conferência Livre Municipal

Curitiba: 06/10, às 18 horas – Espaço Cultural dos Bancários (rua Piquiri, 380)

Conferências Livres Regionais

Foz do Iguaçu: 03/10 – Câmara dos Vereadores – 08h.

Londrina: 09 e 10/10

Campo Mourão: 16/10 – Fecilcam – 08h.

Pinhais: 17/10

Guarapuava: 19/10 – Unicentro – 08h.

Venha se somar à Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação!

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close