fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:01 Sem categoria

Assembléias dos trabalhadores bancários, neste dia 01 de outubro, quinta-feira, avaliam negociação e definem rumo da Greve

Sindicatos de Bancários de todo o País realizarão Assembléias da categoria amanhã (1º/10), à noite, para avaliar o resultado da rodada de negociação agendada para as 10h00, em São Paulo, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Na ocasião, também estarão em discussão as negociações específicas com as diretorias do Banco do Brasil, prevista para acontecer hoje (30/09), e da Caixa Econômica Federal, marcada para amanhã à tarde.

Em Londrina, a Assembléia será realizada no auditório do Hotel Sumatra (Rua Senador Souza Naves, 803, esquina com Avenida J.K.), às 19h00. A retomada da negociação, segundo o diretor-presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, Wanderley Crivellari, é resultante da mobilização da categoria na Greve Nacional, iniciada no último dia 24. “Os bancários atenderam ao chamado do movimento sindical e estão participando ativamente do movimento. Essa unidade demonstra que não aceitamos um acordo rebaixado, como os bancos sugeriram, e que estamos dispostos a manter as paralisações até que eles apresentem uma proposta decente”, afirma o sindicalista.

Em Londrina, a Greve atinge hoje cerca de 70% das agências e postos de atendimento bancário, com exceção das unidades do Bradesco e do Banco Itaú Unibanco, que mantêm as portas abertas por meio dos chamados “Interditos Proibitórios”, conseguidos junto à Justiça do Trabalho. Wanderley Crivellari classifica a utilização desses dois instrumentos jurídicos por esses bancos como um ataque ao Direito de Greve. “Nossa assessoria jurídica já ingressou com medidas para derrubar os Interditos e garantir aos bancários o direito de fazer greve, como é facultado a qualquer outra categoria profissional que não consegue avanças nas negociações com os patrões”, argumenta o presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, acrescentando que o Direito de Greve está previsto no artigo 9º da Constituição Federal do Brasil.

De acordo com a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), nesta quarta-feira a Greve dos bancários atingiu cerca de 6.500 agências em todo o País. A categoria reivindica, entre outros pontos, reajuste de 10%, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 3.850,00, valorização dos pisos, contratação da Remuneração Total, Plano de Cargos e Salários em todos os bancos, redução das taxas de juros, contratação de mais funcionários, fim das metas abusivas e do assédio moral.

– Mais informações podem ser obtidas com Wanderley Crivellari, pelo telefone 8403-5360, e com o secretário Geral do Sindicato dos Bancários de Londrina, Marcos Neves, pelo telefone 9943-8787.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE LONDRINA CUT – Av. Rio de Janeiro. 854. Fone: 3372-8787.
E-mail: seebld@sercomtel.com.br. Jorn. Resp. Armando: 9105-8714.

FONTE: Sindicato dos Bancários de Londrina e Região.

=================================================

Em Curitiba e Região, a assembleia acontece no Espaço Cultural, às 17 horas

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região convoca os trabalhadores para assembleia que será realizada nesta quinta, dia 1º de outubro, a partir das 17 horas, no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários.

A participação dos bancários é essencial, pois, nesta quinta serão retomadas as negociações com a Fenaban. Espera-se que a Federação apresente uma nova proposta econômica para os trabalhadores, contemplando ganho real e uma PLR mais justa, assim como cláusulas que assegurem o emprego e melhores condições de trabalho para os bancários. O presidente do Sindicato, Otávio Dias, membro do Comando Nacional, está em São Paulo para participar da negociação.

Uma folha bancária está à disposição dos grevistas para prestar esclarecimentos sobre o movimento que arrancou uma nova rodada de negociação com os banqueiros.

Amanhã, durante todo o dia, confira informações atualizadas da rodada de negociação neste site e também no blog do Sindicato.

Serviço:

Assembleia dos Bancários
Data: quinta-feira, 01 de outubro de 2009
Horário: 17 horas (primeira chamada) e 17h30min (segunda chamada)
Local: Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários (Rua Piquiri, 380 – Rebouças – Curitiba-PR)

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close