fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 17:07 Sem categoria

Na crise, provamos que papel do Estado é fundamental, afirma o Presidente Lula

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (30) que qualquer um que acompanha o cenário político-econômico internacional sabe que o mundo está saindo da crise. Segundo ele, o Brasil provou, durante o período de instabilidade econômica, que o papel do Estado é importante e que o mercado não resolve tudo.

“O Brasil tomou todas as medidas para que a gente pudesse ser o último país a entrar na crise e ser o primeiro a sair dela, e ter um crescimento extraordinário como estamos tendo nessa fase do ano. Mas o país precisa se manter tranquilo, porque 2010 será um ano muito importante.”

No programa semanal Café com o Presidente, Lula comentou ainda sua participação na 19ª Cúpula Ibero- Americana nesta semana, com destaque para o conhecimento e a inovação. “Essa também é uma área que o Brasil está muito bem”, afirmou, ao enfatizar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Ciência e Tecnologia, que prevê investimentos de R$ 41 bilhões até 2010.

Lula pediu que micro, pequenas e médias empresas invistam em inovação e ressaltou que esta é a única forma de competir em um mundo globalizado, sobretudo nas exportações. Ele ressaltou ainda que os empresários brasileiros estão preocupados uma vez que o país conta com poucas empresas que discutem inovação.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil. Edição: Talita Cavalcante.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

=============================================

Assumir responsabilidade com a garantia da sobrevivência do planeta significa cuidar do futuro

O presidente Lula, em seu programa Café com o Presidente, destacou que os países desenvolvidos precisam assumir responsabilidades em apresentar metas para redução da emisssão de gases de efeito estufa. E ao mesmo tempo, ajudarem os países em desenvolvimento a crescerem de forma sustentável. O presidente Lula está em Portugal, para participar da décima-nona edição da Cúpula Ibero-Americana. Entre os temas que estão sendo discutidos aparecem inovação e conhecimento, e as ações dos países deste bloco, para enfrentar a crise econômica internacional.

Transcrição

Apresentador: Olá você em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas e começa agora, o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá presidente, como vai? Tudo bem?

Presidente: Tudo bem, Luciano.

Apresentador: Presidente o senhor está em Portugal e nós estamos no estúdio da EBC Serviços, em Brasília. Na sua agenda dessa semana, a questão climática volta a ter destaque. Inclusive, na semana passada, o senhor esteve reunido com os presidentes dos países amazônicos e da França, em torno deste mesmo tema. Saiu alguma definição do encontro, presidente?

Presidente: Olha Luciano, nós tivemos uma boa reunião em Manaus. Nós confirmamos a elaboração de um documento que é quase uma Carta de Princípios para os países que compõem a região da Amazônia. Essa Carta de Princípios vai, certamente, balizar o comportamento de todos os presidentes da América do Sul e, sobretudo, os que estão mais ligados à questão da Amazônia, na nossa participação em Copenhague, que envolveu a França, porque a França tem a Guiana Francesa na região amazônica. O que é extremamente importante Luciano, é que, depois que o Brasil tomou a decisão de apresentar números e de que nós estamos dispostos e assumimos o compromisso, mesmo que voluntário, mas já transformamos em lei, aprovada pelo Congresso Nacional, de que o Brasil pretende até 2020, reduzir as emissões de gases do efeito estufa entre 36,1% e 38,9%. Isso obrigou que outros países, que estavam se recusando a apresentar números, começassem a apresentar. Os Estados Unidos apresentaram números, mais ou menos 18% até 2020, a China apresentou números de 40% a 45% até 2020. Olha, você pode ter diferenças e nuances diferentes entre os números que os países vão apresentar. Mas um passo importante é que já está claro que todos os países terão que assumir responsabilidade, porque o aquecimento global é da responsabilidade de todos os países do mundo. Agora, em Copenhague, nós vamos discutir outras coisas. Por que? Os países ricos, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, eles vão ter que colocar dinheiro para ajudar países em desenvolvimento e países mais pobres possam também assumir metas, mas ao mesmo tempo têm que ter acesso a novas tecnologias e a financiamento, para que os países em desenvolvimento continuem crescendo. E é isso que vai ser discutido em Copenhague. Eu acho que todo mundo está com a preocupação de encontrar uma saída definitiva e assumir responsabilidade com a garantia da sobrevivência do planeta, porque isso significa cuidar do futuro.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Presidente, o senhor começa a semana em Portugal. Vai participar da 19ª Cúpula Iberoamericana. Que temas serão abordados no encontro?

Presidente: Olha, o tema principal do encontro da Iberoamericana – e é importante que o povo brasileiro saiba que a Iberoamericana é uma reunião que junta todos os países latinoamericanos mais Portugal, aqui na Europa e mais a Espanha aqui na Europa – e o assunto dessa conferência é inovação e conhecimento. E essa também é uma área que o Brasil está muito bem, porque nós já fizemos o PAC da Ciência e Tecnologia em que a gente colocou R$ 41 bilhões para serem investidos até 2010. Nós agora estamos discutindo a questão da inovação para que as indústrias brasileiras, sobretudo, a pequena e média empresa e a microempresa descubram que somente a inovação é que vai permitir que elas possam competir nesse mundo globalizado, que elas possam exportar produtos. Nós vamos contar com a experiência do Sebrae, que vai nos ajudar a orientar as nossas empresas. O governo está comprometido. Nós lançamos um programa de desenvolvimento industrial que pensa muito na inovação. Os empresários estão preocupados. Nós ainda temos poucas empresas que discutem a questão da inovação. E a inovação é a gente melhorar a qualidade do nosso produto, que vai desde a qualidade do produto em si, até a qualidade da embalagem, até o jeito de a gente vender.

Apresentador: Presidente, para encerrar: o senhor vai participar em Portugal de uma sessão de trabalho com chefes-de-estado, para tratar da crise internacional. Já podemos dizer que estamos no momento bem melhor, não é presidente?

Presidente: Olha, eu acredito que quem acompanha a política econômica sabe que o mundo está saindo da crise. Uns países estão saindo mais rapidamente, de forma mais sólida como o Brasil. Outros ainda estão em situações mais ou menos difíceis. Têm muitos países com muito desemprego. Têm muitos países que o sistema financeiro ainda não se recuperou totalmente. Mas aqui também é importante a gente mostrar o exemplo do que nós fizemos no Brasil. Certamente, vamos aprender também com outros países que tiveram medidas iguais ou melhores do que as brasileiras. Mas o dado concreto é que o Brasil tomou todas as medidas que tinha que tomar, para que a gente pudesse ser o último país a entrar na crise e ser o primeiro a sair dela, e ter um crescimento extraordinário, como estamos tendo nessa fase do ano. Nós provamos nessa crise que o papel do estado é muito importante e que o mercado não resolvia tudo. Mas o Brasil precisa se manter tranqüilo, porque 2010 será um ano muito importante para o nosso país. Afinal de contas, o nosso povo merece, porque já sofreu demais.

Apresentador: Muito obrigado, presidente Lula, e até a próxima semana.

Presidente: Obrigado a você Luciano, e até a próxima semana.

Apresentador: Para acessar o Café com o Presidente entre no endereço www.café.ebc.com.br. O Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira, até lá.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://cafe.ebc.com.br.

Close