fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:36 Sem categoria

Trabalhadores do ramo da alimentação se filiam em massa à Central Única dos Trabalhadores no Estado do Paraná

Em solenidade realizada no último sábado [28], em Curitiba, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação no Estado do Paraná [FTIA/PR] e mais dez sindicatos de sua base se filiaram à Central Única dos Trabalhadores. Vieram para a CUT os sindicatos da alimentação de Apucarana, Carambeí e Castro, Cascavel, Cianorte, Dois Vizinhos, Jaguapitã, Porecatu, Toledo e Umuarama, além do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação de Curitiba.

Participaram do evento os delegados da FTIA/PR e das demais entidades que se filiaram, o presidente da CUT Paraná, Roni Anderson Barbosa; o presidente da Federação, Ernani Garcia Ferreira; e os secretários da Executiva Nacional da CUT, Quintino Severo [Geral] e Jacy Afonso [Organização].

Para Ernani, a filiação à CUT surgiu a partir da percepção de que o ramo precisava ampliar suas relações organizativas. “A Federação já estava desvinculada de centrais sindicais há mais de quatro anos e devido a uma reorganização dos trabalhadores da alimentação no estado, os sindicatos, juntamente com a Direção Executiva da FTIA/PR, entenderam a necessidade de estarem filiados a uma Central Sindical. A escolhida foi a CUT em razão de estar mais bem organizada em âmbito nacional e também por causa do seu histórico de luta”, explicou o presidente da FTIA/PR.

Já o presidente da CUT-PR enalteceu a expressiva filiação. “Ela [a filiação maciça] representa o reconhecimento pelos trabalhadores da alimentação do trabalho desenvolvido pela CUT ao longo dos seus 26 anos de história. Para nossa Central é uma honra receber este ramo, ainda mais numa filiação extraordinária como esta, que envolveu uma grande Federação e mais dez sindicatos de uma só vez. Vamos desenvolver um trabalho junto ao ramo com ênfase na formação sindical e na saúde do trabalhador”, disse Roni.

A FTIA/PR possuiu 18 sindicatos filiados e representa cerca de 110 mil trabalhadores.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close