fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:36 Sem categoria

Caça aos fantasmas: cresce a mobilização contra a corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná

O movimento Caça Fantasmas voltou a protestar nesta quarta-feira [31], em Curitiba, contra a corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná [Alep]. Cerca de trezentas pessoas, entre trabalhadores, estudantes e militantes dos movimentos sociais, se reuniram na Praça Santos Andrade e caminharam até a Casa de Leis, onde aconteceu ato público.

A manifestação é motivada pelas denúncias dos atos secretos e a existência de funcionários fantasmas na Alep. O caso já está sendo investigado pelo Ministério Público do Paraná e também pela Polícia Federal, que instaurou inquérito para apurar as acusações de irregularidades. O movimento popular não acha suficiente e quer uma auditoria pública nas contas da Assembléia. Além disse, exige a cassação dos parlamentares envolvidos, a exoneração dos fantasmas e a devolução das verbas desviadas dos cofres públicos.

Durante o protesto, o deputado Luiz Romanelli [PMDB], líder do governo na Assembleia, subiu no caminhão de som para tentar explicar o procedimento que a Casa está tomando e foi recebido com muitas vaias. “Quero dizer aos companheiros que a Assembleia está tomando todas as providências para apurar as denúncias e identificar aqueles que cometeram atos ilícitos. Proponho que formemos uma comissão para discutir as ações conjuntas”, disse.

Para o presidente da CUT Paraná, Roni Anderson Barbosa, o momento é de ampliar a pressão para identificar os envolvidos. “Vamos intensificar cada vez mais as mobilizações para que haja uma investigação séria e a punição dos culpados. A sociedade paranaense exige a apuração dos escândalos. Até agora não sabemos quantos são os atos secretos e os funcionários fantasmas e se os recursos desviados serão devolvidos”, protestou.

O movimento Caça Fantasmas é formado por diversas entidades da sociedade civil organizada, como a União Paranaense dos Estudantes [UPE], a CUT e vários sindicatos filiados, e foi criado para combater a corrupção na Alep. O primeiro ato público do movimento foi realizado na terça-feira da semana passada e reuniu aproximadamente cem pessoas. As próximas manifestações serão definidas em reunião das entidades, mas já está definido que serão periódicas.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close