fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 06:00 Sem categoria

Chapa 1 CUT Bancários vence eleição do Sindicato dos Bancários de Brasília

Com 5.066 votos (quase 60% dos votos válidos), a Chapa 1 CUT Bancários, encabeçada pelo atual presidente Rodrigo Britto, venceu a eleição que definiu a nova diretoria do Sindicato para o triênio 2010/2013. Três chapas concorriam no pleito.

Foram três dias de votação, que terminou nesta quarta-feira, 31 de março. A apuração teve início à 0h desta quinta-feira 1º de abril e terminou por volta das 4h30 da madrugada, em posto montado no ginásio de esportes da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef-DF). Participaram do pleito 8.735 bancários sindicalizados, comparecendo em massa às urnas, numa lição de cidadania.

“A grande participação dos bancários mostrou mais uma vez seu grau de organização e consciência política, marcos que a fizeram referência nacional, e reforça ainda mais a representatividade do Sindicato”, afirma Rodrigo Britto, presidente reeleito da entidade, completando que isso aumenta na mesma proporção a responsabilidade da nova diretoria no trato com a pauta dos trabalhadores bancários. “Em nome da Chapa 1, agradecemos o apoio e a confiança em nós, mais uma vez, depositados, para mais três anos à frente do Sindicato, na luta por salários mais dignos, melhores condições de trabalho e saúde e mais qualidade de vida”, enumerou Britto.

Repercussão da vitória

Reconhecidos dirigentes do movimento sindical parabenizaram a Chapa 1 pela vitória. “O Sindicato dos Bancários de Brasília, um dos mais importantes da nossa central sindical, a CUT, será mais uma vez bem representado pelo companheiro Rodrigo Britto”, destacou Artur Henrique, presidente da CUT nacional. “O Sindicato tem mostrado ao longo dos últimos anos toda a sua importância para o movimento sindical, não só para a categoria bancária, mas principalmente para o conjunto dos trabalhadores, mobilizando, fazendo greve, evidenciando sua autonomia e independência e sua importância na luta por mais qualidade de vida”, completou.

Jacy Afonso, ex-presidente do Sindicato e secretário de Organização da CUT nacional, falou do papel desempenhado por Rodrigo Britto na condução do Sindicato no último período. “Rodrigo é uma liderança nova, que representa um processo de renovação no Sindicato que está sintonizado com a inclusão da juventude no emprego bancário. Sua recondução à presidência da entidade coroa todo um processo de incorporação dos jovens à luta sindical, que é o grande desafio hoje para o movimento dos trabalhadores”, pontuou Jacy Afonso.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Carlos Cordeiro, congratulou os bancários pela participação no processo eleitoral e a diretoria do Sindicato pela demonstração de democracia e transparência. “O Sindicato dos Bancários de Brasília sempre nos apoiou nas lutas nacionais, especialmente sob a liderança do Rodrigo, fortalecendo ainda mais a unidade dos trabalhadores e contribuindo cada vez mais com ela”, frisou.

Para a presidente da CUT/DF, Rejane Pitanga, “a vitória da Chapa 1 significa o reconhecimento da categoria pelo brilhante trabalho desenvolvido por Rodrigo Britto” nos últimos três anos. “Sai vitoriosa a Chapa 1, saem vitoriosos os bancários, e também a CUT, que, ao lado do Sindicato, vai desempenhar um ótimo trabalho no próximo período à frente de uma categoria combativa, de luta e tão importante como os bancários de Brasília”, assegurou .

A posse da nova diretoria está prevista para o dia 1º de julho, na sede do Sindicato.

Confira a seguir a composição da nova diretoria do Sindicato para o triênio 2010/2013:

Presidente – Rodrigo Lopes Britto (BB)
Sec. Geral – André Matias Nepomuceno (BRB)
Sec. de Finanças – Enilson Cardoso da Silva (Caixa)
Sec. de Administração – Edmilson Wanderley Lacerda (Itaú Unibanco)
Sec. de Imprensa – Rosane Maria Gonçalves Alaby (Real Santander)
Sec. de Assuntos Jurídicos – Eduardo Araújo de Souza (BB)
Sec. de Formação Sindical – Wandeir Souza Severo (Caixa)
Sec. de Política Sindical – Saulo Rodrigues dos Santos (BB)
Sec. Social e Cultural – José Garcia Sousa Rocha (Bradesco)
Sec. de Relações com a Comunidade – Louraci Morais dos Santos (Itaú Unibanco)
Sec. de Comunicação e Divulgação – Cinthia Damasceno Reis (BB)
Sec. de Assuntos Parlamentares – Maria Aparecida Sousa (BRB)
Sec. de Estudos Socioeconômicos – Antonio Eustáquio Ribeiro (BRB)
Sec. de Saúde e Condições de Trabalho – Fabiana Uehara Proscholdt (Caixa)
Conselho Fiscal Efetivo – Eliete Boaventura Sant’anna (BB)
Conselho Fiscal Efetivo – Francinaldo Araújo Costa (Caixa)
Conselho Fiscal Efetivo – Roberto Alves de Sousa (Itaú Unibanco)
Conselho Fiscal Suplente – Jeferson Gustavo Pinheiro Meira (BB)
Conselho Fiscal Suplente – Sarah França Rocha de Lima (Caixa)
Conselho Fiscal Suplente – Washington Henrique da Silva (Itaú Unibanco)

Diretoria

Antonio Abdan Teixeira Silva (Caixa)
Cenira Rodrigues de Freitas (BRB)
Cristiano Alencar Severo (BRB)
Elza Maria de Oliveira (BB)
Hélio Gregório da Silva (BB)
Kleytton Guimarães Morais (BB)
Luana Regina Euzébia da Silva (BB)
Maíra Dalana Araújo Fialho (BRB)
Manoel Francisco Duque de Sousa (BRB)
Márcio Antônio Teixeira (Bradesco)
Maria Auxiliadora de Oliveira Silva (Caixa)
Ossama Ali Yousef Rodrigues Fares (BB)
Peterson Gomes de Miranda (BB)
Rafael Zanon Guerra de Araújo (BB)
Raimundo Dantas de Lima (HSBC)
Reinaldo Cardoso Freitas (Caixa)
Renato Shalders (Caixa)
Rogério Fernandes Dias (BB)
Romero Silveira de Carvalho (Caixa)
Sandro Silva Oliveira (Itaú Unibanco)
Talita Regia da Silva (Cooperforte)
Vanessa Sobreira Pereira (Caixa)
Vicente de Paula Mota Frazão (HSBC)
Wadson Francisco dos Santos Boaventura (BB)
Waldir Fonseca Braga (Caixa)

==================================================

Apoio renovado da categoria à direção e lição de cidadania

Os bancários, mais uma vez, deram uma grande mostra de sua capacidade de organização e de consciência política nesse processo eleitoral, numa lição exemplar de democracia e exercício da cidadania. Foi um processo marcado pela ampla participação da categoria e que transcorreu com muita tranquilidade.

Três chapas participaram da disputa pela diretoria do terceiro maior sindicato de bancários do Brasil. Com 5.066 votos (quase 60% dos válidos), a Chapa 1 CUT Bancários, composta por representantes da atual diretoria e de todos os segmentos do ramo financeiro, foi a grande vencedora. Outras duas chapas estavam concorrendo.

Apesar das diferenças políticas, acirradas na campanha eleitoral, o momento agora passa a ser de busca da unidade da categoria na luta pela organização de todos os trabalhadores do ramo financeiro para mirar o nosso principal antagonista: os banqueiros. Terminou a eleição, mas não a luta. Vamos dar início aos preparativos para mais uma campanha nacional. E sabemos que a unidade dos trabalhadores, marca das últimas campanhas salariais, tem se mostrado uma estratégia acertada nesse embate.

A vitória da Chapa 1 CUT Bancários, composta a partir de 23 integrantes da atual diretoria, mostra que estamos no caminho certo na condução da luta dos trabalhadores em Brasília. A partir de julho, com 22 outros componentes que agregam sangue novo à diretoria, vamos imprimir mais ritmo e ter mais fôlego para a batalha nos próximos três anos. Uma batalha que terá à frente uma diretoria respaldada pela maioria dos votos e que reúne experiência e renovação.

Reafirmamos nosso compromisso de continuar lutando incansavelmente pela manutenção dos nossos direitos e pela ampliação de conquistas, num processo que envolve resistência aos ataques dos patrões na tentativa de retirar aquilo que foi conquistado arduamente, ao mesmo tempo em que redobramos os esforços para avançar coletivamente na pauta de reivindicações dos trabalhadores. Em suma, defender direitos, para avançar nas conquistas, como bem atestamos na nossa plataforma de propostas.

Agradecemos a todos os trabalhadores do ramo financeiro por nos confiar mais três anos à frente do Sindicato. Faremos valer seu voto, como demonstramos nesse mandato que se encerra em junho, representando a todos na luta por mais emprego e renda, melhores condições de trabalho e por mais qualidade de vida.

Um forte abraço,

Rodrigo Britto,
Presidente reeleito do Sindicato dos Bancários de Brasília

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.bancariosdf.com.br.

Close