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OS BANCOS ABUSAM: insegurança ronda a população e os trabalhadores bancários no banco Bradesco em São Paulo

Tiroteio e morte em agência do Bradesco

Unidade, que fica na zona norte da capital, não possui porta de segurança

São Paulo – Por volta das 13h30 de quinta-feira 1º, seis homens armados invadiram a agência do Bradesco na Avenida Braz Leme, em Santana (zona norte) e trocaram tiros com os vigilantes. A agência não possui porta de segurança.

Os cerca de 30 clientes que estavam no local no momento do assalto precisaram se jogar no chão para se proteger das balas. Um assaltante morreu. O vigilante Luis Macedo Marques e um cliente foram baleados. O vigilante levou vários tiros, entre eles na clavícula e um de raspão na cabeça, mas não corre risco de morte. O cliente baleado deixou a agência caminhando e consciente e também não corre risco de morrer. Quatro bandidos foram presos e nada foi roubado.

Por Danilo Pretti Di Giorgi – 05/04/2010.

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Bradesco tenta abrir agência após tiroteio

Sindicato garantiu dispensa dos bancários vítimas de assalto em agência na Braz Leme, após avaliação psicológica

São Paulo – A presença do Sindicato impediu na manhã desta segunda-feira 5 que o Bradesco forçasse a abertura da agência do banco na Avenida Braz Leme, em Santana (zona norte), palco de tiroteio e morte na tarde de quinta-feira 1º.

“Se não estivéssemos ali, a direção do banco teria forçado a abertura, mesmo com os funcionários abalados, com marcas de tiros pelas paredes e com a fachada avariada pelo tiroteio”, diz o diretor do Sindicato Marcos Antonio do Amaral, o Marquinhos, que chegou ao local antes das 10h.

A psicóloga do Bradesco só chegou à agência por volta das 10h30, e passou a atender cada um dos 17 funcionários da agência individualmente, avaliando os danos psicológicos. “O pessoal não teve sossego durante o feriado. Não conseguiam tirar da cabeça os momentos de pânico. E todos têm grande carinho pelo vigilante que foi baleado”, afirmou Marquinhos.

Garantia – Após a pressão do Sindicato, a Gerência Regional do Bradesco garantiu que os funcionários da agência seriam todos dispensados (incluindo aí o pessoal terceirizado, como os responsáveis pela limpeza). O banco estava programando a abertura da agência na parte da tarde, mas com funcionários deslocados de outras agências.

“Exigimos também do Bradesco a emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), que garante a responsabilização do banco por problemas psicológicos que podem vir a se manifestar nos bancários que foram vítimas do assalto”, explica o dirigente sindical.

Sobre a situação da agência para os próximos dias, Marquinhos disse que a responsabilidade fica por conta da psicóloga do banco. “Contamos com a avaliação da profissional designada para analisar a situação psicológica dos bancários e definir se têm condições emocionais para trabalhar amanhã ou depois. A responsabilidade sob esta decisão e suas conseqüências é exclusivamente do banco e da psicóloga”.

Por Danilo Pretti Di Giorgi – 05/04/2010.

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Sindicato cobra e Bradesco responde denúncias

Banco diz que mudou trabalhadores de posto na Central Específica 0800 Crédito para que conhecessem novos colegas

São Paulo – O Sindicato cobrou e o Bradesco respondeu às denúncias dos bancários da Central Específica 0800 Crédito do Bradesco divulgadas esta semana no site do Sindicato. Segundo as informações, gestores do setor estariam isolando os atendentes do Telebanco que não cumprem as metas e impedindo os bancários de ir ao banheiro nos horários de pico das ligações.

O banco justificou a transferência de postos dos operadores afirmando que isso se verifica com frequência em diversos setores. Segundo o banco, as trocas aconteceriam para que os operadores pudessem conhecer novos colegas. O banco disse ainda que a denúncia sobre impedimento de uso do banheiro nos horários de pico não procede e que a própria gerência pede para que os operadores bebam muita água, pois utilizam a voz e precisam hidratá-la com frequência. Quanto à questão das metas, o banco afirmou que a quantidade de produtos direcionados para venda no setor é muito baixa e que os bancários somente são solicitados a vender quando o sistema direciona por tipo de cliente ou quando ocorre um transbordo das ligações.

“Vamos acompanhar a situação de perto e pedimos que os operadores verifiquem se as informações passadas pelo banco procedem e que continuem denunciando irregularidades, informando-nos caso alguma das justificativas apresentadas pelo Bradesco não corresponda à realidade neste setor do Telebanco”, afirma o cipeiro Zelindo Zalamena do Telebanco Santa Cecília.

Por Redação – 01/04/2010.

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Bancários são isolados no Telebanco

Punição, imposta a quem não cumpre metas, caracteriza assédio moral

São Paulo – O Sindicato recebeu denúncia de que gestores da Central Específica 0800 Crédito estão isolando os atendentes do Telebanco que não cumprem meta. A atitude que é caracterizada como assédio moral já foi levada ao conhecimento da direção do Telebanco pelos dirigentes sindicais e pelo cipeiro.

Segundo relato de uma funcionária, a cobrança está insuportável. “Estamos sendo assediados moralmente. Além de estipular lugar para o atendente que não cumpre meta, causando constrangimento, não podemos ir ao banheiro nos horários de pico de ligação”, denúncia uma funcionária que não será identificada.

“Já enviamos o caso para o departamento de Recursos Humanos exigindo solução. A informação que o banco passou é que tomará providências. O ambiente no Telebanco está insuportável. Se resposta da direção do Telebanco não for satisfatória e o assédio não acabar, vamos realizar atos de protesto. E os bancários podem enviar mensagens para o Sindicato sugerindo como deve ser a manifestação”, afirma o funcionário do Bradesco e atual membro da Cipa, Zelindo Zalamena.

Por Carlos Fernandes – 29/03/2010.

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Bradesco constrange funcionários endividados

Instituição financeira está deixando trabalhadores assustados ao falar sobre endividamento pessoal

São Paulo – Funcionários do Bradesco estão assustados com a forma com que a direção do banco trata a situação de endividamento de alguns bancários. De acordo com relatos feitos ao Sindicato, alguns gestores pedem explicações sobre a movimentação financeira, tanto nas contas onde são depositados seus vencimentos quanto nas mantidas em outras instituições financeiras. Além do constrangimento, a prática provoca medo de demissão entre os funcionários.

Dirigentes sindicais alertam os bancários a tomar cuidado com o endividamento, pois a dispensa de funcionários de instituições financeiras que tenham o nome incluído em órgãos de proteção ao crédito está prevista em lei.

A forma, porém, como o banco está tratando o problema é um abuso. “Alertar sobre a questão do endividamento é direito e dever do banco, inclusive o Bradesco deve ajudar os bancários a não cair nessa armadilha. O que não pode ocorrer jamais são abusos e deixar o funcionário, que já vive uma situação delicada como essa, com medo e constrangido”, afirma o diretor do Sindicato Vanderlei Pereira Alves.

Por Carlos Fernandes – 15/03/2010.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

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