fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:02 Sem categoria

Trabalhadores bancários na CAIXA querem a rediscussão da reestruturação do banco público

Dia Nacional de Luta protesta contra reestruturação da Caixa nesta quarta

Os empregados da Caixa Econômica Federal de todo o país estarão mobilizados nesta quarta-feira, 7, em um Dia Nacional de Luta contra a reestruturação em curso na empresa. Os trabalhadores protestam contra a intransigência e falta de transparência da direção do banco, que insiste em não divulgar as informações completas sobre o processo, aumentando a insegurança dos trabalhadores das áreas afetadas.

A atividade foi definida pela Contraf-CUT e Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) após a última reunião com o banco, realizada na sexta-feira, dia 26, em Brasília. Na ocasião, os bancários mais uma vez cobraram transparência da Caixa, mas o banco se limitou às informações já divulgadas na CI SURSE/SUAPE/SUDHU 012/10, consideradas insuficientes pelo movimento sindical.

“Os empregados vão para as ruas nessa quarta para pressionar o banco por transparência. O banco precisa mudar sua postura e abrir as informações sobre um processo que afeta diretamente a vida de tantos empregados”, afirma Jair Ferreira, coordenador da CEE/Caixa.

Na semana passada, a Contraf-CUT e a Fenae divulgaram uma carta aberta aos empregados para ser distribuída no Dia Nacional de Luta. No texto, as entidades afirmam que em uma gestão que “almeja a meta de transformar a Caixa na melhor empresa para se trabalhar, era de se esperar respeito e valorização dos seus empregados”.

Para ler a carta aberta aos empregados na CAIXA, acesse o endereço eletrônico http://www.contrafcut.org.br/download/publicacoes/1041111820.pdf.

Ofício

Nesta terça-feira, 6, a Contraf-CUT enviou ofício à presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, cobrando a suspensão do processo de reestruturação, além de esclarecimentos e discussões com os trabalhadores sobre o processo. O documento, assinado pelo presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, cobra “informações seguras de quais áreas estão incluídas na reestruturação, quando terá início, onde serão centralizados os processos, o que acontecerá com os empregados detentores de cargos, entre outras”.

Fonte: Contraf-CUT.

===================================================

Contraf-CUT envia ofício para a Caixa e cobra suspensão da reestruturação

A Contraf-CUT enviou nesta terça-feira, 6, ofício à presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, solicitando a “imediata suspensão” do processo de reestruturação das filiais do banco, que vem causando insegurança entre os empregados envolvidos. A entidade nacional dos bancários cobra ainda esclarecimentos, transparência e discussões sobre o processo.

Assinado pelo presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, o documento lembra que, no dia 26 de março, os bancários estiveram reunidos com banco para discutir o tema. “Nossa expectativa era de que essa reunião pudesse elucidar as dúvidas e dissipar a insegurança instalada a partir de informações passadas por gestores de algumas áreas aos empregados. Contudo, pouco foi acrescentado além do que já havia sido divulgado por meio da CI SURSE/SUAPE/SUDHU 012/10, informações essas insuficientes para restabelecer o equilíbrio necessário dos empregados para continuarem a exercer suas atividades, aguardando de forma serena os desdobramentos de tal reformulação administrativa.”

Confira a íntegra do ofício, acessando o endereço eletrônico http://www.contrafcut.org.br/download/Arquivo/104620643.pdf

“As entidades sindicais e os empregados necessitam de informações seguras de quais áreas estão incluídas na reestruturação, quando terá início, onde serão centralizados os processos, o que acontecerá com os empregados detentores de cargos, entre outras”, sintetiza a carta.

No ofício, a Contraf-CUT propõe ainda:

– imediata divulgação do conteúdo integral da proposta de reestruturação;

– garantia de que os empregados envolvidos e suas famílias não sofrerão prejuízos;

– retomada do processo apenas após os empregados das áreas afetas serem ouvidos em suas sugestões e críticas sobre as propostas de reestruturação.

A correspondência lembra que “em administrações anteriores era comum as modificações estruturais caracterizarem-se por movimentos autoritários e unilaterais. Mas esse tipo de prática, a nosso ver, não se coaduna com as diretrizes da atual gestão.”

Fonte: Contraf-CUT.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

===================================================

Reestruturação Caixa: Sindicato realiza reunião dia 8

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região convoca todos os trabalhadores das áreas atingidas pela reestruturação na Caixa para reunião no dia 08 de abril, a partir das 18h, no auditório do Espaço Cultural e Esportivo (Rua Piquiri, 380 – bairro Rebouças).

A discussão, que contará com a presença da Assessoria Jurídica da entidade, irá deliberar sobre as ações jurídicas a serem encaminhadas pelo Sindicato sobre a reestruturação. Os bancários serão consultados para dar suas sugestões a respeito deste tema.

Reestruturação – O processo de reestruturação de filiais em curso na Caixa Econômica Federal tem gerado indignação e insegurança entre seus trabalhadores. Mesmos após insistentes cobranças do movimento sindical em mesa de negociação, a empresa não está repassando mais informações. O que está causando muitos transtornos. Os bancários cobram transparência e que sua opinião seja considerada, uma vez que são uma das partes interessadas na mudança empreendida unilateralmente pela empresa.

Em negociação, nada foi informado além do que já é de conhecimento de todos por meio de circular interna, aumentando ainda mais o cenário de temor. Até o momento só se sabe que haverá fusão de algumas áreas e extinção de outras.

Em administrações anteriores, as modificações estruturais caracterizarem-se por movimentos autoritários e unilaterais. Mas, da atual gestão, que almeja transformar a Caixa na “melhor empresa para se trabalhar”, era de se esperar respeito e valorização dos seus empregados. Porém, estes foram desconsiderados mais uma vez, seja para contribuir na construção de uma nova estrutura, com base na sua vivência dos processos produtivos, ou mesmo para reorganizarem suas vidas, a fim de minimizar os impactos das mudanças em seu cotidiano pessoal e familiar.

Os trabalhadores da Caixa Econômica Federal e suas entidades representativas estão realizando protestos em todo o país, neste dia 07 de abril, em relação à falta de informação acerca da reestruturação, bem como em relação à forma pela qual o processo vem sendo implementado.

O prévio conhecimento das alterações, seus critérios e objetivos é o mínimo que os empregados esperavam de uma gestão que se diz democrática e transparente. Abaixo breve lista com reivindicações dos bancários da Caixa:

1. Imediata suspensão da implantação da nova estrutura;

2. Adoção de garantias mínimas aos empregados que já estão sendo afetados pela reestruturação, tais como: manutenção da função, remuneração e lotação dos trabalhadores;

3. Imediata divulgação do conteúdo integral da proposta de reestruturação e abertura de canal para que os empregados possam opinar em relação ao processo.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close