fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:04 Sem categoria

Atenção, nesta terça começam as inscrições para o novo conjunto de bolsas de estudo conquistadas para os trabalhadores no banco Itaú Unibanco

Começam inscrições para bolsa no Itaú Unibanco

Prazo será de 15 dias. No dia 29 tem nova rodada de negociação e Sindicato quer debater a PLR dos trabalhadores

São Paulo – Uma longa rodada de negociação sobre vários temas importantes para o trabalhador. Assim foi a reunião entre representantes dos bancários e da direção do Itaú Unibanco na sexta-feira 23.

Foram acertados critérios para concessão das 4 mil bolsas do auxílio-educação no Itaú Unibanco. As inscrições podem ser feitas a partir de terça-feira 27, via portal na internet ou junto ao RH. São abertas a todos os funcionários, independente da carga horária. As bolsas contemplarão 11 parcelas, retroativas a fevereiro passado. Dentre os critérios de desempate estão a remuneração, o tempo de banco, a idade, o número de dependentes, além do ano do curso.

PCR e PLR devem estar na pauta da nova rodada de negociação marcada para quinta-feira 29.

Plano de saúde – Ficou estabelecida a premissa de que a rede dos convênios médicos somada, do Itaú e do Unibanco, não pode ser reduzida após a fusão. “Os bancários devem passar ao Sindicato dados sobre descredenciamentos, para que possamos cobrar o banco”, avisa do presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.

Ainda sobre os planos de saúde, o Sindicato lembra que pelo acordo feito em março, os empregados não têm mais de pagar co-participação. “E o banco não deve cobrar dos trabalhadores fatura anterior”, acrescenta Marcolino.

O Sindicato propôs que Itaú Unibanco assuma o compromisso de praticar o que havia de melhor entre os planos de saúde dos dois bancos. Os diretores da instituição ficaram de dar uma resposta.

PCS – A direção da empresa informou que já foi feito o processo de adequação de caixa, escriturário e do atendimento telefônico. Mas o Sindicato está recebendo denúncias de que na estruturação do novo modelo de agências do Itaú há bancários com redução salarial. Trabalhadores transferidos de departamentos também têm problemas de salários diferentes na mesma função. Há casos de supervisores que ganham menos que subordinados.

O banco diz que nada disso acontece e o Sindicato pede aos bancários que enviem mensagem com informações sobre mudanças de cargo com impacto negativo na remuneração fixa ou variável, para que possa ter elementos para debater o PCS com a empresa.

Emprego – O Sindicato cobrou e o banco informou que 2.350 funcionários passaram pelo centro de realocação em 2010. “Mas queremos saber mais sobre os empregos”, diz Marcolino. “O banco está ganhando com a fusão e não tem razão para dispensas injustificadas, é isso que queremos barrar.”

Segurança – A direção do banco informou que ainda está buscando uma solução para os problemas de segurança enfrentados por bancários e clientes em agências em reforma. “Já apresentamos ao banco nossa sugestão: um cronograma de obras que mantenha fechadas as agências em reforma. Enquanto isso não acontece, o Sindicato vai continuar fechando os locais onde não houver condições de trabalho”, completa Marcolino.

* Atualizado às 18h45min

Por Cláudia Motta – 26/04/2010.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

Close