fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:19 Sem categoria

Lula defende ordem internacional mais justa

Na abertura, nesta segunda-feira (26), da cúpula Brasil – Comunidade do Caribe (Caricom), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu alianças entre países caribenhos e da América latina em busca de uma “ordem internacional mais justa”.
Lula recebe durante o dia, no Itamaraty, chefes de Estado e de Governo de 14 países do Caribe, entre eles Haiti, Jamaica, Antigua Barbuda e Trindad Tobago.

“Ao fortalecer nossa aliança forjamos posições conjuntas em favor de uma ordem internacional mais justa. No G-20, o Brasil busca expressar as demandas da América Latina e do Caribe”, disse Lula. O presidente reforçou a importância de iniciativas de financiamento para programas sociais em países em desenvolvimento. “Temos proposto iniciativas para engajar as instituições multilaterais no financiamento de programas sociais e de infra-estrutura nos países em desenvolvimento”.

Lula também voltou a cobrar a conclusão da Rodada de Doha. Segundo ele, é preciso acabar com subsídios que prejudicam os países pobres. “Insistiremos na conclusão da Rodada Doha. Precisamos reverter distorções ao comércio agrícola mundial que mantém milhões na insegurança alimentar ou na dependência da caridade”, disse.

O presidente ressaltou também o aumento das transações comerciais entre o Brasil e os países caribenhos que, segundo ele, passaram de US$ 650 milhões em 2002, para US$ 5,2 bilhões em 2008. Lula defendeu ainda um acordo entre o Mercosul e a Caricom, para ampliar conexões aéreas e marítimas diretas.

Lula ressaltou a participação do Brasil no comando da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah) e defendeu a ampliação da participação de países emergentes na resolução de conflitos internacionais.

Lula afirmou ainda que dará início a negociações para a participação no Fundo de Desenvolvimento da Caricom. “Essas iniciativas requerem identificar fontes inovadoras de financiamento. A decisão do Brasil de tornar-se membro pleno do Banco de Desenvolvimento do Caribe é nossa resposta”, disse.

Evento – Este é o terceiro evento internacional de grande importância que o Brasil realiza em menos de 15 dias. Nos dias 15 a 17 de abril, Lula recebeu em Brasília os presidentes da Índia, China, Rússia e África do Sul para as reuniões de cúpula de chefes de Estado dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) e do Ibas (Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul).

O encontro de Brics e Ibas foi considerado por Lula “um acontecimento extraordinário” para o Brasil e para os demais países envolvidos. O presidente viajará para a Rússia em maio, com diversos empresários, para diversificar a relação comercial do país.

PT com Equipe Informes.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.ptnacamara.org.br.

=================================================

Lula diz que há condições para acordo entre Mercosul e Caricom

Brasília – Ao discursar na abertura da reunião com a Comunidade do Caribe (Caricom) – que reúne 14 países e tem o Brasil como membro observador –, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar convencido de que estão dadas as condições para concluir um acordo entre o Mercosul e o grupo. Ele ressaltou a importância de fortalecer a aliança em busca de uma ordem internacional mais justa e afirmou que no G20 o Brasil busca expressar as demandas da América Latina e do Caribe.

“Temos proposto [no G20] iniciativas para engajar as instituições multilaterais no financiamento de programas sociais e de infraestrutura nos países em desenvolvimento.”

O presidente defendeu ainda a conclusão da Rodada Doha. “Precisamos reverter distorções no comércio agrícola mundial que mantém milhões na insegurança alimentar ou na dependência da caridade.”

A ajuda ao Haiti, país que integra a Caricom, está na pauta da reunião e foi tema citado nos discursos de abertura. No final da tarde, Lula terá um encontro com o presidente do Haiti, René Préval.

Ao longo de todo o dia, a Cúpula Brasil-Caricom tratará de temas ligados aos relacionamentos bilaterais e regionais, principalmente a cooperação em áreas como saúde, agricultura, educação, formação profissional, turismo e meio ambiente.

Criada em 1973, a comunidade é integrada por Antígua e Barbuda, pelas Bahamas, por Barbados, Belize, Dominica, Granada, pela Guiana, pelo Haiti, pela Jamaica, por Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, pelo Suriname e por Trinidad e Tobago. O Brasil é membro observador desde 2006.

Por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil. Edição: Talita Cavalcante.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close