fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:46 Sem categoria

Deputados federais eleitos pelo Partido dos Trabalhadores criticam postura de Serra contra Mercosul

O deputado Luiz Couto (PT-PB) rebateu, em pronunciamento no plenário, as críticas que o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, fez ao Mercosul, classificado pelo tucano como “uma farsa”. Também o deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS), lamentou a posição do tucano.

De acordo com Luiz Couto, o apoio do Brasil ao Mercosul é uma prioridade definida pela Constituição. “Parece que se esqueceram de ler a Constituição. Não fizeram a lição de casa para saber que esta é prioridade definida, não pelo governo, mas pela Constituição em seu art. 4º, parágrafo único que diz: O Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”, disse Luiz Couto.

Estão enganados, acrescentou o parlamentar petista, aqueles que afirmam que o Mercosul é um obstáculo para uma maior integração do Brasil ao comércio internacional. “Isso não é verdade, pois as exportações brasileiras para o mundo cresceram cinco vezes no período 1991/2006. Ao passo que, para os Estados Unidos, foram apenas 10% de nossas exportações. A integração regional gerou uma demanda duas vezes superior por nossos produtos do que a maior economia do Planeta”, ressaltou o deputado Luiz Couto.

Ele afirmou ainda que a importância do Mercosul não é apenas econômica e comercial. “Há uma profunda importância estratégica e política. Com o Mercosul, o Brasil tem aumentado e sedimentado sua liderança regional e consolidou seu protagonismo internacional”, frisou Couto.

Também lamentou as declarações do pré-candidato José Serra sobre o Mercosul o deputado Antônio Carlos Biffi. O deputado classificou a posição do tucano como “cegueira política, contaminada de desinformação”.

Biffi lamentou profundamente que um presidenciável denomine de farsa e obstáculo para o Brasil um bloco comercial da envergadura do Mercosul que, gradativamente, vem se consolidando e integra, hoje, 270 milhões de habitantes de cinco países, cujo PIB chega a US$ 2,3 trilhões. “Fico preocupado com a visão superficial do pré-candidato José Serra sobre o Mercosul, pois, na minha interpretação, abre espaço para o ressurgimento da ALCA [Área de Livre Comércio das Américas], o que considero ultra-prejudicial para os projetos em andamento e interesses da América Latina. Espero que o tema ganhe espaçona campanha presidencial e seja melhor analisado pelo ex-governador”, disse Biffi.

Por Gizele Benitz.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.ptnacamara.org.br.

Close