fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:21 Sem categoria

Protesto, música, diversão e arte no Primeiro de Maio da CUT e dos Movimentos Sociais

O evento de comemoração e luta do Dia Internacional do Trabalhador 2010, organizado pela CUT Paraná, com a participação dos movimentos sociais, promete ficar para a história. Uma série de atividades políticas e culturais está sendo preparada para o próximo sábado [01/05], na Praça da Bíblia, em frente à Câmara Municipal de Araucária-PR.

Os motes de luta deste ano são pelo “trabalho decente, liberdade de organização sindical e solidariedade nas lutas da classe trabalhadora”.

Logo cedo, por volta das 08h30, será aberta a programação do 1º de Maio com um culto ecumênico. Após, a Bateria da Escola de Samba Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa, de Paranaguá, sobe ao palco e já começa a animar o dia.

Em seguida ocorrem as palestras e debates sobre diversos assuntos de interesse da classe trabalhadora nas nove tendas temáticas que serão montadas na Praça. Educação pública, obras de ampliação da Refinaria, igualdade de oportunidades no trabalho, orientações trabalhistas, campanha popular do pré-sal, agroecologia e previdência social são alguns exemplos dos temas que serão abordados. “Preocupamo-nos em oferecer ao público um evento que não ficasse voltado apenas às atrações artísticas. Mais do que meramente uma comemoração, o Dia Internacional do Trabalhador deve ser de reflexão e luta do operariado. Por isso, aliamos os shows com as manifestações da classe trabalhadora. Vamos levar à população de Araucária um dia de luta, protesto, música, diversão e arte”, afirmou o presidente estadual da CUT, Roni Barbosa.

A programação da tarde começa com as apresentações culturais. Sobem ao palco o grupo de capoeira Abada; a banda gauchesca Estilo Campeiro; o neto do consagrado Teixeirinha, Giuliano Teixeira; e o grupo de dança Kanaombo.

O evento dará uma pausa nos shows para um momento de reflexão e luta sobre a história da classe operária durante o “Ato do Dia Internacional do Trabalhador”, previsto para começar às 14h30.

O encerramento com chave de ouro do dia de atividades fica por conta da banda de rock Blindagem e do grupo de forró de sucesso nacional Rastapé.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close