fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:07 Sem categoria

Jovens trabalhadores paranaenses unidos em defesa de políticas públicas e da constituição do Conselho Estadual de Juventude do Paraná

1º Encontro do Fórum Estadual de Juventude do Paraná

Evento reúne 150 jovens das mais diversas organizações de juventude

Nos dias 17 e 18 de abril foi realizado em Curitiba o 1º Encontro do Fórum Estadual de Juventude do Paraná. A atividade contou com cerca de 150 jovens de todo o estado, das mais diversas organizações de juventude. Estavam presentes jovens sindicalistas, rurais, religiosos, feministas, anti-racistas, jovens ligados ao HIP HOP e a distintas organizações partidárias do estado.

O encontro teve duas pautas: a construção do Fórum Estadual e do Conselho Estadual de Juventude. O evento foi precedido de inúmeras atividades preparatórias regionais e inúmeras reuniões com organizações de juventude para preparar uma proposta de estatuto do fórum e potencializar a mobilização e engajamento de jovens do interior.

O Fonajuves – Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis – esteve presente na atividade por meio de seu representante do CONJUVE – Conselho Nacional de Juventude –, Gabriel Medina, que participou da mesa de abertura e das discussões nos grupos de trabalho. A carta de princípios do Fonajuves serviu como modelo para a discussão feita no estado sobre a estrutura e organização do fórum do Paraná.

O Fórum de Juventudes do Paraná surge com grande maturidade política das organizações presentes, demonstrada nas discussões dos grupos que caminharam para aprovação de propostas bastante unificadas. A proposta de estatuto do Fórum é bastante avançada. Prevê a criação de fóruns regionais e de métodos inovadores que garantem a participação democrática e o respeito à pluralidade na construção política.

Para Patrick Leandro Baptista, secretário de Juventude da CUT Paraná, “a efetivação do Fórum de Juventudes do Paraná e a unidade política das organizações de juventude certamente contribuirão para que a juventude paranaense garanta a pressão necessária para a constituição do Conselho Estadual de Juventude do Paraná, assim como a ampliação das políticas públicas e marcos legais que caminhem na direção da afirmação dos jovens como sujeitos de direitos, inclusive o direito de participar da elaboração das políticas e das leis”.

Por CUT-PR.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br.

Close