[email protected] | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:31 Sem categoria

Sindicato de Curitiba e Região procura contemplados de ação judicial para recuperar perdas salariais no Banestado

Contemplados que já forneceram dados para a Justiça do Trabalho via Sindicato, devem aguardar pagamento da URP

Dados dos trabalhadores estão em processo de verificação e pagamento dependerá da Secretaria da Vara do Trabalho.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Rregião, juntamente com os trabalhadores do banco Banestado, privatizado em 2000, comemoraram, no mês de março, a vitória na ação da Unidade de Referência de Preço (URP), que postula o pagamento das diferenças salariais decorrentes do incorreto repasse de reajustes aos salários dos bancários (os valores correspondem a 6% dos reajustes não repassados referentes aos meses de abril, maio e junho de 1991).

Desde então, o Sindicato vem reunindo os dados dos contemplados para viabilizar o pagamento da ação. No entanto, o Sindicato esclarece que a efetivação do pagamento será feito pela Secretaria da 11ª Vara do Trabalho de Curitiba. Antes disso, porém, há um longo processo de verificação e organização das informações dos bancários. Por esse motivo, não há previsão de quando o valor da ação chegará às mãos dos bancários.

Entenda o processo – Desde o mês de março, o Sindicato já recebeu e sistematizou dados de 2 mil bancários contemplados. Essas informações foram repassadas para a Assessoria Jurídica da entidade, que está conferindo, junto à página da Internet da Receita Federal, o CPF de cada trabalhador (devido ao período de entrega de declaração de Imposto de Renda e do alto fluxo de acesso ao site, o processo tem sido um pouco lento).

Após a conferência do CPF, os dados estão sendo enviados ao perito. Um primeiro lote, com mais de 920 nomes, já foi encaminhado. Para estes bancários, o processo se encontra na fase de atualização dos valores, conforme os juros da poupança. Somente depois disso, as informações serão enviadas para homologação do juiz e repassadas à Secretaria da 11ª Vara do Trabalho, que deverá fazer o preenchimento das guias de depósito (outro processo que leva um tempo considerável, tendo em vista a pequena estrutura e a grande demanda da Vara). Por fim, as guias serão enviadas à Caixa Econômica Federal que processará os créditos.

Pendências – Embora 2 mil bancários já tenham repassado seus dados ao Sindicato, ainda há uma lista com mais de 800 nomes de trabalhadores contemplados que não informaram o necessário. Por isso, confira a lista e olhe se seu nome não está lá ou se você conhece alguém (neste caso, colabore com o Sindicato e avise esta pessoa para que procure a entidade).

LISTA DE CONTEMPLADOS QUE AINDA NÃO INFORMARAM SEUS DADOS, para ler, aceese o endereço eletrônico http://www.dohms.com.br/sites_columbia/files/sind bancários/7/urp.pdf

Por: Renata Ortega

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuriitba.org.br.

Close