fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:15 Sem categoria

Trabalhadores bancários sofrem com metas abusivas e falta de segurança nas agências e demais unidades bancárias

Os bancários estão passando por um ciclo de desgaste e medo nas questões de saúde do trabalhador e segurança bancária, atingindo índice de 80% da categoria que considera o assédio moral e as metas abusivas os principais problemas nos locais de trabalho, de acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em maio de 2010.

O problema já é admitido pelos bancos desde 2009, que participam de discussões com os bancários nas chamadas mesas temáticas sobre saúde e segurança do trabalho, conquista da campanha salarial de 2009. Desde abril de 2010 foram realizadas quatro reuniões, com poucos avanços.

Metas abusivas

Sobre a questão das metas, os bancos não concordam em discutir com os sindicatos. Mas os trabalhadores têm uma proposta: a desvinculação do cumprimento de metas com a remuneração variável. As metas passariam a ser coletivas, por agência ou setor e não haveria individualização; os trabalhadores teriam participação na estipulação dessas metas.

Segurança nas agências

Medidas preventivas de segurança não são consenso entre os bancos, como no uso de portas com detectores de metais; abertura e fechamento de agências por empresas especializadas; a proibição do transporte de valores por funcionários; os assaltos denominados “saidinhas” de banco. Atualmente, nem a realização de Boletim de Ocorrência em casos de assaltos é medida de praxe dos bancos.

Calendário de Negociações

As negociações da Campanha Salarial dos Bancários continuam nesta semana, nos dias 1º e 2 de setembro (quarta e quinta-feira). O Comando Nacional, que reúne dirigentes de sindicatos e federações para representar 90% dos trabalhadores da categoria nas negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos, entidade patronal), irá levar para a segunda rodada de negociações as reivindicações de saúde do trabalhador e segurança bancária.

Antes da retomada das negociações, nesta terça-feira, 31 de agosto, foram iniciadas em todo o país as mobilizações com o Dia Nacional de Luta da categoria, contra metas abusivas, assédio moral e falta de segurança nos locais de trabalho. “Continuamos com o tema na próxima rodada de negociação, porque queremos discutir uma redação do acordo que de fato permita ao movimento sindical e aos trabalhadores o amparo e proteção contra este mal que vem adoecendo e atormentando a vida dos bancários”, salienta Elias Jordão, presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC-CUT-PR).

A primeira negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban foi realizada dia 24 de agosto, em São Paulo, e tratou de reivindicações de saúde do trabalhador e condições de trabalho, principalmente quanto às metas abusivas e ao assédio moral. De acordo com Elias Jordão, que é membro do Comando Nacional dos Bancários, a primeira negociação foi positiva. “Os bancos reconheceram a existência do problema das metas abusivas e do assédio moral. A negociação partiu de um bom patamar dando sequência a assuntos já debatidos na mesa temática”, reitera.
 
Outras datas já agendadas incluem a discussão dos temas emprego e condições de trabalho (8 e 9/09) e remuneração (15 e 16/09).

Confira algumas reivindicações dos bancários para saúde do trabalhador e segurança bancária:

 – fim das metas abusivas;
– combate ao assédio sexual;
– fim do assédio moral e da violência organizacional;
– medidas preventivas contra riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
– proibição de guarda de chaves e transporte de valores por funcionários;
– medidas de prevenção contra assaltos, sequestros e extorsões;
– atendimento médico e psicológico para vítimas de assaltos, sequestros e extorsões e seus familiares;
– emissão de CAT para todos os empregados que estiverem nos locais de assalto.

Por Paula Padilha, jornalista.

FETEC-CUT-PR.

=============================

Dia Nacional de Luta: Sindicato reúne-se com bancários

Na véspera da segunda rodada de negociação da Campanha Nacional, bancários de todo o país realizam o Dia Nacional de Luta. Nesta terça, 31 de agosto, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região se reuniu no Centro Administrativo do HSBC Xaxim e levou aos trabalhadores informes sobre a campanha salarial, as próximas rodadas de negociação e o calendário do Sindicato durante a Campanha.

Amanhã, 1º de setembro, acontece mais uma negociação com a Fenaban. Na primeira rodada, foi discutida a saúde do trabalhador, abordando o assédio moral. Nas próximas reuniões, serão tratados outros pontos da pauta, como o fim das metas abusivas e a isonomia dos trabalhadores afastados.

Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, conta que neste Dia Nacional de Luta é preciso lembrar os bancários a importância da participação ativa na Campanha. “Estar presente nessas reuniões, assembléias e mobilizações é fundamental, é o momento de preparação e que podem dar resultados melhores nas negociações da Campanha”, ressalta.

Na reunião de hoje, estavam presentes cerca de mil pessoas, que também discutiram o crescimento dos lucros do HSBC e quais as expectativas dos trabalhadores com esse aumento.

Durante toda essa semana, o Sindicato realizará visitas a outras agências e departamentos divulgando a Campanha Nacional de 2010.

Por: Flávia Silveira.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close