fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:28 Sem categoria

Marco Maia diz que fará reuniões frequentes com bancada feminina

Brasília – O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse hoje (15) que pretende marcar reuniões frequentes com a bancada feminina na Casa para discutir prioridade nas votações. “A exemplo do que já ocorre com a reunião de líderes”, disse em reunião da bancada na Câmara.

As deputadas se reuniram hoje para estabelecer a prioridade nas votações para este ano. Entre elas, está a aprovação do projeto que estabelece a licença-maternidade de 180 dias e a que altera a lei eleitoral. Atualmente, a lei determina que 30% das vagas para concorrer a mandatos eletivos sejam destinadas às mulheres.

A bancada feminina pede ainda a aprovação da reforma política, especialmente na questão do financiamento público de campanha e da lista partidária. O grupo quer que, para cada homem que se candidate, haja também uma mulher concorrendo ao pleito.

As reivindicações tiveram o apoio do presidente da Casa. “Quero reafirmar meu compromisso de trabalhar de forma muito conectada com as demandas da bancada feminina”, disse Marco Maia.

A bancada feminina da Câmara conta hoje com 45 deputadas. Duas delas se licenciaram para ocupar ministérios do governo federal. Iriny Lopes (PT-ES) ocupa a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Maria do Rosário (PT-RS), a Secretaria de Direitos Humanos.

Por Priscilla Mazenotti – Repórter da Agência Brasil. Edição: Talita Cavalcante.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

=================================

Em reunião nesta terça-feira (15), a bancada feminina da Câmara anunciou que reivindicará a relatoria do Plano Plurianual (PPA 2012/2015), que deverá ser enviado ao Congresso até agosto deste ano, pelo Ministério do Planejamento. A coordenadora da bancada, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), explicou que a relatoria dará às mulheres a possibilidade de assegurar investimentos para financiar projetos que compreendem as demandas das mulheres.  O encontro contou com a participação das ministras Iriny Lopes, da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, e Luiza Bairros, da Igualdade Racial.

“Por sugestão da ministra Iriny, vamos reivindicar ao Colégio de Líderes, a relatoria do PPA. É no PPA que se estabelecem os projetos prioritários do governo para os próximos quatro anos. Queremos assegurar a inclusão e a manutenção de projetos que atendam às necessidades das mulheres, que estão excluídas das políticas públicas”, explicou Janete. A bancada também deverá reivindicar uma cadeira na comissão especial que dará continuidade ao debate sobre a reforma política.

Durante a reunião, que teve como objetivo a definição das pautas prioritárias para a bancada feminina em 2011, também ficou marcada para a próxima terça-feira (22) a eleição da nova coordenadora e a indicação dos quatro nomes que vão integrar a Procuradoria da Mulher (uma procuradora e três adjuntas). Já a definição da pauta prioritária da bancada para 2011, foi adiada para o dia 15 de março.

Sub-representação – O líder da bancada petista na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que participou da abertura do evento, concordou com as reivindicações das deputadas e reafirmou o compromisso do partido com a valorização da presença da mulher na política. “É muito estranho que as mulheres, que são mais de 50% da população brasileira, tenham apenas 10% de representantes no parlamento. A exemplo de outros países, onde são estabelecidas cotas de participação das mulheres na política, o Brasil deve às mulheres uma política para garantir mais cadeiras no parlamento para elas”, defendeu.

Para a deputada Professora Marcivânia (PT-AP), a presença de uma mulher na comissão especial da reforma política é fundamental para que a temática seja tratada corretamente. “É extremamente importante que uma mulher integre essa discussão. A nossa meta é fixar uma cota de participação da mulher na política, em lei, para que não tenhamos que brigar por estes espaços no futuro”, defendeu.

Por Edmilson Freitas.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.ptnacamara.org.br.

Close