fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:23 Sem categoria

Paraná confirma 39 pessoas com formas graves de dengue

Brasília – O Paraná confirmou mais duas mortes por dengue e informou que 39 pessoas estão com as formas graves da doença – dengue com complicação ou febre hemorrágica. As duas mortes foram registradas em Jacarezinho – uma mulher de 27 anos e um idoso, de 82 anos de idade.

A Secretaria de Saúde estadual já havia informado anteriormente uma morte em Londrina. Até agora, três pessoas morreram vítimas da doença no Paraná. A morte de uma brasileira que vive no Paraguai e buscou atendimento no estado está sob investigação.

De janeiro até o dia 25 de fevereiro, foram 12.703 notificações no Paraná, o equivalente a 226 casos por dia. Do total de notificações, 2.193 foram confirmadas.

O município de Londrina apresenta a pior situação. Até o momento, foram confirmados 1.089 casos, mais da metade do registrado na cidade em todo o ano de 2010. A cidade responde por 31 dos 39 casos graves em 2011.

Por Carolina Pimentel – Repórter da Agência Brasil. Edição: Lana Cristina.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

==========================

Mais de 70 municípios do Paraná já confirmaram casos de dengue em 2011 – 28/02/2011 18:49

A Secretaria estadual da Saúde divulgou nesta segunda-feira (28) o informe técnico semanal que traz a confirmação de 2.193 casos de dengue em 76 municípios. Londrina concentra o maior número de casos confirmados (1.089), seguido por Jacarezinho (489) e Cornélio Procópio (179). “Esta situação iniciou-se em 2010 e é consequência da falta de planejamento e ações articuladas entre Estado e municípios, o que estamos corrigindo agora”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Dos casos confirmados, 39 foram informados como graves – 30 casos de dengue com complicação (DCC) e nove de febre hemorrágica por dengue (FHD), sendo que 36 casos evoluíram para cura e três pessoas morreram. Duas mortes foram confirmadas em Jacarezinho e uma em Londrina.

Para dar ênfase à assistência, uma das prioridades do plano emergencial de combate à dengue da atual gestão, nesta segunda-feira (28) a Secretaria da Saúde promoveu em Londrina um treinamento específico para profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes de dengue nas UTIs.

“Trouxemos o médico intensivista Kleber Luz, que é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e umas das maiores autoridades neste assunto, para falar sobre a assistência aos pacientes que podem evoluir para as formas mais graves de doença”, afirmou Sezifredo Paz. Além dos 31 profissionais que participaram do treinamento presencial, uma parceria com a Unimed Londrina possibilitou que a palestra fosse transmitida para mais sete regiões do Estado.

LONDRINA – Na terça-feira (1), Paz acompanha a visita dos representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde a Londrina para averiguar a situação da cidade e do Estado em relação à dengue. “A secretaria vai solicitar mais apoio do Ministério da Saúde para controlar a doença no Paraná”, ressaltou.

O informe semanal da dengue completo está disponível no site www.dengue.pr.gov.br

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.
Close