fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:29 Sem categoria

Movimentos feministas tomam as ruas de Curitiba neste sábado, 12 de março

Dia Internacional da Mulher: Movimentos feministas tomam as ruas de Curitiba neste sábado
Fonte: Imprensa CUT-PR Data: 10/03/2011
O ato em comemoração e luta do Dia Internacional da Mulher 2011 acontece neste sábado (12), em Curitiba, e unificará diversos movimentos feministas de todo o estado. A concentração está marcada para as 09 horas, na Praça Santos Andrade (UFPR). O mote da manifestação deste ano é “Ousar Mais, Avançar Sempre!”

As mulheres e homens que lutam pela eqüidade de gênero sairão pelas ruas do centro da capital munidos de faixas, bandeiras e alegorias para defender, além, é claro, da igualdade entre os sexos e o fim da violência contra a mulher, um modelo de desenvolvimento do país com inclusão social, valorização do trabalho, sustentabilidade com igualdade de oportunidades e pela autonomia econômica, social e política.

Durante o trajeto serão realizados setes atos, em diferentes locais, que tratarão de temas de interesse das mulheres, como educação, aposentadoria, violência doméstica, habitação, a imagem da mulher na mídia, sistema financeiro, entre outros.

Para a secretária da mulher trabalhadora da CUT Paraná, Regina Cruz, o Dia Internacional da Mulher não é apenas de comemoração. “A data, oficializada em 1922, simboliza o conjunto de ações de mulheres que cotidianamente lutam por transformações no mundo do trabalho e na sociedade. Ainda hoje, mais de cem anos após a primeira celebração, muitas são as lutas que precisamos encarar para construir uma sociedade livre do machismo e com igualdade entre todos e todas”, declarou.

A manifestação unificada no Paraná contará com a participação de Rosane Silva, secretaria nacional da mulher trabalhadora da CUT. A atividade é organizada pelas seguintes organizações: Coletivo de Mulheres da CUT-PR, Marcha Mundial de Mulheres, Fórum Popular de Mulheres, Federação de Mulheres do Paraná, União Brasileira de Mulheres, Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura do Paraná (Fetaep), APP-Sindicato, Sismuc, Sismmac e coletivos de mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), Força Sindical, CTB e PCdoB.

:: Bandeiras de Luta

Igualdade no mundo do trabalho: O combate a discriminação no mundo do trabalho, salário igual por trabalho igual, a redução da jornada de trabalho sem redução dos salários e a ratificação da Convenção 156 da OIT.

Mulher, participação política e poder: só é possível o avanço democrático na medida em que as mulheres ocupem espaços de decisão e poder , enfrentar este desafio é estarmos presentes em todas as instâncias de poder.

Combater todas as formas de violência: é uma luta constate do movimento de mulheres.

Saúde e Direitos Sexuais Reprodutivos: Direito da mulher decidir sobre a sua vida e sexualidade.

Raça e etnia: Mulheres unidas contra todas as formas de preconceito e discriminação.

Reivindicamos a realização da reforma agrária e pela adoção de políticas de soberania alimentar com valorização da agricultura familiar

Creche: a luta por creches públicas para os filhos das trabalhadoras do campo e da cidade, atendendo o direito da criança e propiciando às mulheres a permanência no mercado de trabalho.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br
Close