fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:20 Sem categoria

Movimentos, sindicatos e partidos se unem para combater a corrupção na Câmara de Curitiba

As denúncias envolvendo contratos de publicidade oficial suspeitos, nepotismo e demais mazelas presentes na Câmara de Vereadores de Curitiba despertaram a revolta de organizações populares. Nesta quarta-feira (27) pela manhã, representantes de sindicatos filiados à CUT, movimentos sociais e estudantis e partidos políticos de oposição estiveram reunidos para debater ações concretas para combater a onda de corrupção na Câmara.

O Tribunal de Contas do Paraná suspeita de irregularidades os contratos feitos pelo Poder Legislativo Municipal em 2006 com duas agências de publicidade da capital, que, inicialmente, eram de R$ 5,2 milhões, mas que tiveram dois aditivos que aumentaram o valor gasto para R$ 30,1 milhões. Há indícios de que os contratos milionários favoreceriam a esposa do presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), jornalista e empresária Cláudia Queiroz Guedes, dona da agência Oficina da Notícia Ltda. Cláudia era funcionária comissionada do Legislativo municipal quando participou e venceu a licitação.

A contratação da agência da esposa de Derosso viola a Lei de Licitações (n.º 8.666/93). “Não poderá participar direta ou indiretamente da licitação servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação”, diz trecho da legislação.

Diante dos escândalos, os movimento sociais, sindicais e partidos de oposição resolveram partir para o embate. Na reunião desta quarta-feira, ficou decidido que haverá uma série de ações em Curitiba para pressionar pela investigação dos acusados e, confirmadas as irregularidades, a punição. Panfletagens constantes em terminais de ônibus, mobilizações nas redes sociais e um protesto em frente à Câmara de Curitiba estão entre as atividades previstas. “Vamos pressionar para que aconteça uma verdadeira reforma que acabe com a corrupção na Câmara. A sociedade exige a punição dos envolvidos”, afirmou Roni Barbosa, presidente da CUT Paraná.

:: Nova Reunião
Uma nova reunião para dar encaminhamento ao movimento popular contra a corrupção acontece nesta sexta-feira, às 14h00, na sede da CUT Paraná (R. João Manoel, 444, São Francisco).

Por Imprensa CUT-PR

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br

Close