fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:56 Sem categoria

A democracia e o sistema financeiro

http://www.democraciaefinancas.org.br/

Democracia e Sistema Financeiro é o site da iniciativa Liberalização Financeira e Governança Global, coordenada pelo Ibase, que conta com a participação de especialistas e ativistas de 13 países. Criada em julho de 2006 e apoiada pela Fundação Ford, a iniciativa tem o objetivo de discutir o déficit democrático nas instituições financeiras multilaterais, o impacto das decisões delas na vida das populações e a concentração de riquezas.

A atuação dessas instituições limita a adoção de políticas públicas, especialmente pelos governos dos países em desenvolvimento. Apesar disso, esses países têm participação nula ou reduzida nas deliberações dessas organizações.

A iniciativa Liberalização Financeira e Governança Global promove debates, desenvolve pesquisas e análises sobre o sistema financeiro, as instituições multilaterais e a sua governança. Produz cartilhas, cadernos e textos com a intenção de subsidiar organizações da sociedade civil e movimentos sociais, de fortalecer as suas capacidade crítica e ação política contra a globalização financeira neoliberal.

Todos os textos elaborados estão disponíveis neste site em Acervo. Para esclarecer dúvidas, comentá-los e debatê-los, você pode participar do Fórum ou enviar uma mensagem pelo Fale Conosco.

Cadernos publicados pela iniciativa:

(2010) O que fazem os sistemas financeiros e seus reguladores?

Neste terceiro caderno discutimos as funções do sistema financeiro em uma economia capitalista; seu potencial construtivo e seu potencial destrutivo; e mostramos porque é necessário criar um corpo de regulação que contenha as tendências às crises econômicas geradas pelo funcionamento de mercados financeiros.

(2010) Democracia e Governança Financeira

Por muito tempo, o funcionamento dos mercados financeiros foi considerado uma atividade de pouco interesse para as organizações da sociedade civil. Para muitas pessoas, esses mercados apenas serviam para redistribuir renda entre os grupos de renda mais alta da população. Alguns ricos ficavam mais ricos, outros, consequentemente, menos, mas acreditava-se que a sociedade como um todo não tinha por que devotar atenção a esse jogo. O que interessava era o que acontecia com a economia real, com os setores produtivos, com o emprego, entre outros.

(2009) Crise Financeira e Déficit Democrático

Este segundo volume trata dos processos financeiros que levaram à atual crise. Analisa as falhas regulatórias nesse processo e discute como as organizações da sociedade civil podem enfrentar essas questões. Apresenta ainda algumas alternativas de enfrentamento do “déficit democrático” na operação de entidades como o Comitê de Basileia, tarefa crucial para a construção de uma governança financeira internacional mais democrática.

(2008) Quem controla o sistema financeiro?

Este livreto é o primeiro produto do projeto Liberalização financeira e governança global: o papel das entidades internacionais e se baseia em trabalhos e discussões realizadas na sua primeira fase, iniciada em julho de 2006 e finalizada em junho de 2007. Síntese: Como os mercados financeiros se tornaram tão poderosos? Por que os governantes, mesmo aqueles eleitos livremente e que estavam na liderança de movimentos progressistas que prometiam mudanças sociais fundamentais, sentem-se tão intimidados que não vêem alternativa senão sacrificar suas promessas diante das exigências dos bancos e dos investidores financeiros? Como são estabelecidas as regras de governança internacional num contexto em que os governos não se sentem empoderados para controlar sua própria situação interna?

Close